HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Entrevista] Autora Ligia Ortiz


Olá queridos!
Hoje é sexta, mas quem disse que a correria da semana acabou? Que nada... 
Mas, deixando de lado minha falta de tempo e correria que vocês bem conhecem, vou trazer hoje uma entrevista com a querida Ligia Ortiz, autora da série Predestinados.
Ela é super atenciosa e trata os leitores e parceiros com o maior carinho! Espero que vocês gostem de conhecê-la um pouquinho :)
Não deixem de comentar ;)

Quem é L. A. L. Ortiz?

É a persona escritora, rsrsrs. Meu nome é Ligia e uso minhas iniciais para assinar meus livros. Tenho 33 anos e sou formada em Publicidade e Propaganda, área que atuei por dez anos. Trabalhei em grandes agências e estive envolvida com clientes de peso. Também tive a alegria de participar de duas peças com premiações em Cannes, Shortlist no London Festival e mais algumas premiações menores. Até hoje muita gente me pergunta por que eu “pulei fora” e até hoje eu não sei explicar ao certo. Acho que eu sentia que não era muito a minha praia.

Num primeiro momento, apesar de não ser nada tímida sou bastante reservada. Sou daquelas pessoas que preferem ouvir em vez de falar, não por não ter algo a acrescentar, simplesmente gosto mais de saber e para isso nada melhor do que ouvir. Sou bastante observadora, embora também seja muito aluada. Em várias ocasiões sou pega “no mundo da lua”, acho que é tão comum que ninguém mais chama minha atenção por isso (mas na época da escola eu sofria horrores).

Como você entrou no mundo da leitura?

Acho que é seguro afirmar que comecei a pegar gosto de ler com gibis. Quando eu era pequena minha alegria era ir para casa da minha avó materna. Minha tia morava com ela e sempre estava abastecida com muitos gibis. Eu devorava cada um deles com gosto. Lia, relia, refazia. Era uma verdadeira paixão.

No começo da adolescência além dos quadrinhos (Marvel / mangás) lia muita poesia, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e por aí vai. Depois engatei em distopias, que é o gênero que amo tanto quanto NA e YA. Aliás, estou com dois projetos de distopia.

Qual foi sua inspiração para escrever Nas Proximidades do Amor?

Eu leio muito, realmente muito, uma média de três livros por semana. Às vezes quando eu terminava uma leitura ficava imaginando um final diferente, outras vezes meio que continuava a história em minha cabeça apenas de brincadeira, só diversão. Até que um belo dia estava correndo em uma trilha próxima a minha casa e do nada comecei a pensar sobre escrever. Rapidamente veio a visão da Nalu, uma mulher que apesar de estabelecida profissionalmente possuía grandes dificuldades com seus sentimentos. Não sosseguei até começar a escrever, mas era algo totalmente despretensioso. Se alguém me falasse naquele momento que eu concluiria um livro no mínimo eu acharia a pessoa maluca.

A história foi ganhando corpo. Todo dia eu procurava adicionar pelo menos uma página e a cada página eu sentia um prazer imenso ao mesmo tempo em que a história se solidificava, então continuei. Com o tempo, quando comecei a pensar muito nisso, percebi que tinha assumido uma postura diferente em relação ao meu “hobby”. A escrita passou a ocupar grande parte do meu dia, e eu que até então estava com meus esforços direcionados a outra atividade me vi sendo atraída como um imã para o mundo literário.

Eu dormia e acordava com trechos da história em minha cabeça, nem sempre era uma sequência ordenada, mas eu precisava escrever. Se eu não o fizesse minha inquietação aumentava de maneira exorbitante e eu não conseguia focar em mais nada. Era delicioso e angustiante, porém quando eu escrevia a ansiedade passava e uma pequena euforia me estimulava a continuar. Então continuei mais uma vez. O texto ficou volumoso, depois de ler e reler, apagar e reescrever muito, eu decidi que publicaria em formato e-book. Não apenas isso, decidi que seguiria por esse caminho.

Devo dizer que foi uma reviravolta e tanta na minha vida.

Algumas pessoas me perguntam se eu vou lançar o livro em formato físico, ainda não sei. Não entrei em contato com qualquer editora. Preferi ter primeiro a experiência da autopublicação e sentir como os leitores reagem e interagem com o livro. Pode ser que num próximo momento esse seja o caminho, mas ainda não posso assegurar.

O que nós, leitores, podemos esperar pela continuação da série Predestinados?

O segundo livro trará como personagens principais a Thais e o Lucas. O cenário inicial é todo o arranjo do casamento de Nalu e Alec. Em meio aos preparativos a reaproximação dos dois será inevitável, contudo trará grandes consequências. Adianto que será uma trama bastante tensa em virtude da personalidade dos protagonistas. Ambos são impetuosos, explosivos, autênticos e como se não bastasse ambos lutam a todo custo para esconder o sentimento enorme que nutrem um pelo outro. A história está me deixando de cabelo em pé, espero que cause a mesma reação nos meus queridos leitores.

O terceiro livro será protagonizado por Clarisse e Max. Darei uma ideia melhor dele quando concluir o segundo livro da série. Ainda preciso amarrar algumas pontas.

Além desta série, você tem outros projetos em mente?

Ah, sim. Com certeza. Para ser bem sincera estou escrevendo em conjunto mais sete livros. Parece maluquice, certo? Mas é verdade, verdadeira. Acordo por volta das 4hs da manhã e já começo a escrever, para mim é o melhor horário. E embora esteja dedicada em concluir a série Predestinados, ocasionalmente aparecem ideias novas e notando algum potencial paro momentaneamente o que estou fazendo e registro. Algumas vezes só faço um “esqueleto”, em outras vou além do escopo e começo com o desenvolvimento do texto.

Quais são os livros e autores que você mais admira?

Eu poderia citar muitos, todavia seria um tanto enfadonho. Uma coisa que tenho costume de fazer é ler tudo o que sai sobre os autores que gosto. Absolutamente tudo. Esses são alguns dos quais eu gosto, contudo a lista exata é beeeeeeem extensa:

Jojo Moyes – Seus livros são fabulosos, extremamente articulados e o que mais me encanta é sua habilidade em fugir do óbvio. O livro que mais gostei dela foi “A Última Carta de Amor”.
Gabrielle Zevin – Sua escrita é ótima. Pra mim é impossível largar um livro dela a partir do momento que eu li a primeira página. A trilogia “Birthright” é fantástica. Uma distopia maravilhosa num contexto inusitado. Amei.
Kresley Cole – Desta autora somente li o primeiro e segundo volume da trilogia “Lendas Arcanas”. O terceiro está para sair, se não me engano, em janeiro de 2015 (EUA). De arrepiar. As emoções saltam a cada linha, é impressionante. E o que mais gosto, eu estou me apaixonando pelo vilão, a morte. Assim que for lançado o devorarei.
Abbi Glines – Adoro. Cheia de drama, sempre. E eu amo um bom drama. Difícil escolher um só, mas fico com a série “Rosemary Beach”, principalmente os três primeiros.
Jessica Park – Li dois títulos dessa autora. Amei ambos. “Flat Out Love” e “Flat Out Matt”.
Carina Rissi – Eis aqui uma nacional, rsrsrs. Leio tudo o que ela escreve. O que mais gostei foi “Procura-se um marido”.
S.C. Stephens – Agora que está sendo lançada a trilogia “Thoughtless” aqui no Brasil, mas quem já a leu sabe que é impossível não se envolver. Você fica com raiva, chora, vibra, é muito intenso (sem querer fazer qualquer referência com o nome que colocaram por aqui). Adoro quando um autor consegue despertar sentimentos tão contraditórios. Independente de ser o que eu quero ou não, aliás até melhor que não seja. Gosto de me surpreender.

Percebe que vários dos autores acima são de distopias, certo? Acho simplesmente maravilhoso quando um autor consegue criar um mundo diferente e mais ainda quando faz com que nos sintamos integrados com essa realidade utópica escrita. É uma verdadeira arte.

Deixe um recadinho para os leitores.

Quero agradecer a todos os leitores que leram Nas Proximidades do Amor, bem como a todas as mensagens carinhosas que recebi. Está sendo uma delícia compartilhar esse momento com vocês. Estou sempre aberta a ouvir e espero que o próximo volume cative tanto quanto o primeiro.

Convido a todos aqueles que ainda não leram para dar uma espiadinha na história. No meu site tem como fazer o download gratuito do primeiro e segundo capítulo. Alec e Nalu estão esperando por vocês.

http://www.amazon.com.br/gp/product/B00N9GMXRU

Grande beijo a todos e desejos de boa leitura ;)




Postado por: 

12 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Adorei a entrevista. Desejo toda sorte e sucesso para ela!!

    Beijos,
    Juh ~ http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh!
      Que bom que você gostou :)
      Super recomendo a leitura de Nas Proximidades do Amor!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi!
    Adorei a entrevista. É sempre bom conhecer mais sobre os autores de livros nacionais.
    Ela parece ser muito atenciosa mesmo.
    Ela esá escrevendo 7 livros, gente, haja pico!
    Desejo muito sucesso á ela.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana!
      Pois é, alguns tem o dom da escrita mesmo. Sete livros é muita coisa rs
      Não vejo a hora de conhecer seus outros trabalhos, pois adorei o primeiro livro da série Predestinados!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Bárbara, tudo bem? Saudades de passar por aqui!

    Que querida a Ligia! Fiquei curiosa a respeito dos livros de distopia dela. E gostei da lista de autores favoritos dela, já peguei umas indicações *.*

    Beijos

    Pah, - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pah, tudo bem!
      Senti sua falta aqui também, mas entendo bem como é o corre e corre rs.
      Sim, a Ligia é uma querida e muito atenciosa :)
      Também gostei das listinha de autores e idem, peguei as indicações rsrs.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Bárbara!
    Estamos juntos na correria então rs
    Adorei a entrevista, autores nacionais sempre me inspiram.

    Beijos
    ​​​​​​LiteraMúsicas - Tem promoção especial de Halloween lá no blog. Não fique de fora!

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia esta escritora, mas só de ler a entrevista adorei. Me identifiquei em algumas partes e creio que isso é a melhor coisa que temos.
    www.bookspelagi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bárbara a primeira coisa que pensei quando vi o seu post foi: que entrevista enorme!!! Mas decidi ler e gostei de conhecer um pouco mais da autora. Assim como ela também sou formada e trabalhei quase dez anos na área, mas agora preciso mudar ... Voltar a estudar e trabalhar com outras coisas. Fiquei inspirada com as palavras dela.

    Meu DEUS ela é uma ninja, como assim ele consegue ler três livros por semana???? Admiro que ler tão rápido assim, mas me pergunto se não fica meio automático e acaba perdendo um pouco do encanto de ler aos poucos!!????

    Também estou pensando em começar a escrever, a princípio só como exercício e fico pensando em criar histórias com algumas personagens das novelas que estou acompanhando.

    Gostei das indicações de autores e livros dela, amo Carina Rissi =)

    Enfim adorei o post. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a autora, então adorei ainda mais a entrevista por isso.
    Esse tipo de contato com os escritores é essencial para conhecermos ainda mais quem faz mágica com as palavras.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  8. ótima entrevista.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oii. Adorei a entrevista. Curti algumas coisas que ela disse, como alguns autores, Carina Rissi e Abi Glines. Também amo eles.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.