HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] Três Coisas Sobre Você- Julie Buxbaum

 Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.

Título: Três Coisas Sobre Você |Autora: Julie Buxbaum |Editora Arqueiro |Páginas: 288|Ano: 2016 |Classificação: 5/5  |Livro cedido em parceira com a Editora |SKOOB

Resenha: Jessie tem apenas 16 anos e está passando pelo pior momento de sua vida. Sua mãe, com quem tinha uma relação muito forte, morreu de câncer e o ditado de que “só o tempo cura” parece não funcionar com ela. Para piorar tudo, um dia seu pai chega em casa dizendo que estava retornando de uma viagem à Califórnia, onde se casou novamente. Agora, ela teria que deixar a casa onde cresceu. Deixar para trás as boas lembranças da mãe, deixar seus amigos e sua vida já tão estabelecida. Ela teria que abandonar sua vida e começar do zero em um lugar completamente diferente da sua zona de conforto e, como se isso já não fosse o suficiente, ela também teria que enfrentar o tão temido primeiro ano do ensino médio em uma escola nova.



O que era para ser uma aventura, depois de momentos de tanta tristeza, se torna um pesadelo. Ao chegar na Califórnia, Jessie e o pai encontram uma realidade bem diferente do imaginado. Rachel, a nova madrasta de Jessie, é riquíssima, tem uma casa gigante e um filho que não quer saber dos novos habitantes que, provavelmente, só querem dar um golpe em sua mãe. Para piorar tudo, Jessie é matriculada em Wood Valley (WV), uma escola de jovens ricos e metidos.

Tudo isso junto faz com que Jessie se sinta completamente deslocada em um lugar onde não era aceita. Ela é uma garota simples, com uma beleza comum, roupas comuns, notas comuns, experiências profissionais comuns. Então, ao se deparar com um colégio de adolescentes riquíssimos, lindíssimos e que passavam as férias como estagiários do Google não ajudou em nada no quesito “se enturmar”.

Agora, a menina do jeans barato e do prendedor de cabelo cafona precisa, mais uma vez, ser forte e aguentar o bullying que sofre no colégio, a certa indiferença e despreocupação de seu pai e a saudade da mãe tão amada. Esse é um daqueles momentos em que pensamos: “tem como a situação piorar?”. Mas, o destino resolve dar uma ajudinha à Jessie. Na verdade, um tal de Alguém Ninguém resolve ser o guia da Jess no colégio.


Depois do primeiro dia de aula, Jessie recebe um e-mail anônimo de um estudante da WV que, aparentemente, quer ajudá-la a se enturmar. O remetente se chama Alguém Ninguém (AN) e para que ele (a) praticasse essa pequena caridade havia apenas uma condição: Jessie não poderia saber sua identidade. Ok, isso seria uma pegadinha para calouro? Afinal, quem teria tanta piedade da garota a ponto de ter o trabalho de escrever e-mails e esclarecer suas dúvidas? Quem seria o AN?

A partir desse momento a leitura se torna viciante e, junto com Jessie, vamos tentar descobrir a identidade de AN. Enquanto isso não acontece, vamos nos divertir e aprender com a troca de mensagens entre esses jovens. Aparentemente, AN sofreu uma grande perda e, assim como Jessie, precisa lidar com a saudade que lhe consome. É muito bom acompanhar a troca de e-mails entre eles e perceber como a protagonista consegue melhorar sua situação na escola depois dos conselhos do misterioso Alguém Ninguém.

 "Uma das piores coisas com a relação a morte é lembrar de todas as perguntas que a gente não fez...".

Este é um livro com uma leitura rápida, uma narrativa fluida e um romance muito fofo. A autora conseguiu nos apresentar uma personagem que tinha todos os motivos para estar no fundo do poço, mas que consegue tirar força de algum lugar. E é muito bacana acompanhar a força da personagem, sua determinação e superaração ao longo das páginas. Vamos ver os típicos problemas adolescentes, temas como bullying, uso de drogas, os medos da primeira relação e tantos outros assuntos.

Adorei a escrita da autora, os personagens bem caracterizados e a forma de narrativa fácil e cativante de “Três Coisas Sobre Você”. A diagramação está boa, encontrei poucos erros de revisão (que em nada atrapalha a leitura) e as folhas são amareladas. A capa é um pouco emborrachada e as ilustrações presentes tem total relação com a história.

Esse é um dos livros mais cativantes que li esse ano e merece ser indicado. A única crítica que eu tenho (que não é bem uma crítica) é sobre o final. Ele termina na melhor parte e eu não quis virar a página e descobrir que tinha acabado. Eu queria muito mais (risos).

Então, essa é a dica de hoje. Se você gosta de YA e não resiste à romances fofos com uma pitada de mistério, leia “Três Coisas Sobre Você”. Ao longo das páginas você vai se divertir, se emocionar e sentir aquela alegria que os bons clichês sempre trazem. Indico!!


 Ps. Três Coisas Sobre Mim: (1) Sou baixinha. (2) Meu suco favorito é o de morango. (3) O blog Versos e Notas me mudou muito desde sua criação em 2014.

Quem quiser, deixe nos comentários três coisas sobre você. Assim, vou poder conhecer mais um pouquinho de cada um.

“AN: três coisas. (1) ouço a sua voz falando todas as mensagens que você manda. [...]. (2) gosto de músicas, livros e videogames mais do que pessoas. elas me deixam sem jeito [...]. (3) você tem mãos lindas.”



Um beijo,

9 comentários:

  1. Oi Bá!
    Acredito que irei postar a resenha desse livro hoje, mas fico feliz de, logo no início, já ver que concordamos: gostamos muito de Três Coisas Sobre Você!
    Mas sabe, o que me interessou pelo livro mesmo não foi o mistério de quem era AN (até porque isso era meio óbvio, haha), por mais que eu tenha adorado a troca de mensagens entre eles, gostei mesmo foi do desenrolar da história da Jessie e tudo o mais. Vemos a vida que todos os outros personagens tem, mesmo que brevemente e entendemos o que eles sentem. É meio inexplicável, mas totalmente ótimo.
    Beijos amiga, adorei a resenha!

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bahzinha! <3
    POsso desenhar mil corações aqui?
    Gente, como você deixou a entender eu também queria mais e mais e mais história depois daquele final. O tipo de livro que você termina a leitura mais apaixonado do que já é e com gostinho de quero mais.
    Achei sua resenha linda.

    Um beijo.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bah! Tudo bem? Eu confesso que não dava nada pra esse livro, mas depois que li algumas resenhas fiquei surpreso de forma positiva. Algo me diz que se eu ler o livro vou amá-lo! :)

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Bá, tudo bem?
    Você já conhece minha opinião sobre o livro, então nem vou comentar aqui hahahhaha
    Mas o bom da literatura é isso. Ser democrática. Todo mundo poder amar ou odiar o que quiser :)
    E sobre suas três coisas, o blog também me mudou muito. Não me imagino sem. Aprendi tanto com ele e com os leitores e outros blogueiros. Aprendi sobre literatura, sobre internet, sobre a vida <3
    E eu odeio suco de morango hahahah, gosto mesmo é de Laranja e bergamota que eu sou gaúcha hahahha
    Beijoooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Bárbara,
    Estou curiosíssima para ler esse livro.
    Quantos elogios e quanta divulgação a Arqueiro fez, né?
    A premissa é realmente incrível e fiquei curiosa com os aprendizados da obra.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bahzinha

    Você está dando sorte com as leituras, hein? Estou muito curiosa para ler este livro. A proposta nem é tão inovadora assim, mas acredito que um bom desenvolvimento salva qualquer história. Esse mistério em torno de quem é AN já está me deixando agoniada, e olha que nem li o livro ainda! hahahaha
    Lerei com certeza! <3

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Acredita que comentei a alguns dias atrás aqui e no final o blogger não salvou meu comentário!!??? Só faltei morrer, só pude voltar agora por aqui. Enfim vamos ao comentário, propriamente dito.

    Amiga essa foi a primeira resenha que li desse livro e foi o máximo saber um picou do enredo dessa aposta da editora arqueiro. Lindas a embalagem, a capa, a diagramação e suas fotos.
    Bom demais ler um livro onde a personagem, apesar de tudo conspirar contra, consegue dar a volta por cima e ser feliz, melhorando a realidade a sua volta. Acabei de ler O que há de estranho em mim da Goyle Forman e a personagem é assim também. Mais tarde, acredito, que conseguirei postar a resenha. Amei o livro e amei sua dica de Três coisas sobre você. Beijos amiga!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Báh!
    Desde o lançamento sou louca para ler este livro :D Ele parece ser maravilhoso, divertido e muito interessante. Depois de ler sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler, sério! Ahh quero esses post its haha Espero ler logo!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, Bah!

    Já vi esse livro em vários perfis no Instagram, mas nunca tinha parado para ler nada sobre ele. Fico feliz por ter feito isso, pois sua resenha está maravilhosa e me convenceu, tenho que ler esse livro! Estou apaixonada por YA e romances, tenho certeza que irei amar esse livro. Que bom que você fez uma ótima leitura!

    PS: Três Coisas Sobre Mim: (1) Uso óculos. (2) Curso Letras. (3) Amei sua resenha <3

    Beijo!

    apenasumaleitura.blogspot.com.br/ | gotitmaju.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.