HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] A Garota de Greenwich- Vanessa Preuss

Título: A Garota de Greenwich 
Autora: Vanessa Preuss
Editora: Buriti
Páginas: 306
Ano: 2014
Classificação: 3/5 
Livro cedido em parceria com a Autora
Sinopse: Cinco meses antes de eu nascer, meu pai e minha mãe se mudaram de Londres para o Brasil. Além de roupas e uma pequena quantidade em dinheiro, um pequeno livro de Alice no País das Maravilhas é o único presente que minha avó me dá de presente em nossa despedida. Nasci com as bochechas salpicadas de emoção e grandes olhos claros quando meu pai decidiu que eu me chamaria Roberta Campanaro Cartner, a garota que o destino escolhera para ter sorte. Olhando para todo o percurso, admito ter tido isso; porém, também confesso que abusei da ousadia e coragem. Eu nunca pude prever o quanto a decisão de ir a Londres mudaria minha vida. Nem depois daquele acidente com Jacques, ou do encontro com minha mãe. Mas tudo mudou radicalmente depois que voltei de Londres. Agora, minha vida se resume a contratos, roupas, beauty, um blogger, livros e muitas saídas. Não paro de escrever um minuto. Não paro de pensar. Principalmente, sobre como tudo isso aconteceu..

Resenha: Roberta Campanaro Cartner é uma garota tímida e que não apresenta grandes sonhos ou ambições. Apesar de ter um pai amoroso e um melhor amigo incrível algo está fora do lugar em sua vida. Isso porque ela sempre se coloca inferior ao que realmente é e não consegue enxergar o potencial que tem. Sua chefe na empresa de consultoria a adora, mas ela não suporta o trabalho. Ela é bonita, mas se acha o patinho feio. Ela tem um grande amor ao seu lado, mas insiste em se manter cega para o amor. E, quando o amor chega por outro caminho...ela simplesmente foge. E por isso, nada de extraordinário acontece em sua vida que é chata e sem graça. Mas, ao conhecer Jacques sua vida vira de ponta a cabeça.


Jacques Sulavan é um empresário lindo, riquíssimo e representa tudo o que Roberta sempre sonhou. Ao vê-lo pela primeira vez, ela sente aquele típico sinal de alerta quando se vê alguém interessante, mas ao perceber que ele demonstra certo interesse, ela simplesmente se apavora e cria uma situação que a deixa muito sem graça. A partir daí, ela começa a fugir do pretendente que vê nessa atitude uma brincadeira bem interessante, afinal ela estava criando o tipo de “jogo difícil”. Mas, se ele representa tudo que a jovem gostaria de ter em um namorado, por que ela não aceita seu convite para um encontro? Seria por ele ser mais velho ou pelo fato dela não saber lidar com seus sentimentos?

Fato é que a jovem fica confusa a cada dia mais e depois que seu melhor amigo Thomas declara seu amor por ela, Roberta decide tirar um tempo só para si para colocar os pensamentos em ordem e saber que rumo tomar em sua vida. Sendo assim, ela procura a única figura feminina em sua família: Sarah Cartner, sua avó que mora em Londres, mais precisamente em Greenwich.

“A vida é feita de altos e baixos, mas você só fica lá embaixo se quiser.”

Sua primeira grande surpresa ao chegar em Greenwich é descobrir que sua avó é a mulher mais rica e influente da cidade e é em meio a novas experiências através do curso de inglês e dos ensaios para a peça de teatro que Roberta começa a se conhecer, descobrir quais são seus verdadeiros sonhos e seus mais profundos desejos. Ela percebe que tem um incrível dom para a escrita e que pode sim ser bonita, simpática e ter sonhos de vida pelos quais lutar.

A maturidade que ela adquiriu nesse período é evidente e agora, depois dos aprendizados que obteve e da busca interior, ela resolve voltar para casa. Mas o que será que ela encontraria no retorno? O que aconteceu com seu melhor amigo e com o lindo Jacques? O que ela encontra no retorno são muitas mudanças, mas isso não poderia ser diferente uma vez que ela mesma tinha mudado tanto. Agora, ela precisa lidar com a volta para sua vida e ir em busca dos sonhos que criou em Greenwich.
 “Acredito que o fruto do sucesso é a persistência e ousadia.” 

A escrita da Vanessa é leve e fluida, mas o que eu mais gostei foi perceber que ela criou uma personagem frágil que aos poucos descobre sua força interior. Acho que toda mulher tem certo medo da crítica o que a torna vulnerável, mas Roberta nos mostra que a força está dentro de nós mesmos, basta que a coloquemos para fora e enfrentemos a vida. Afinal, precisamos enfrentar o desconhecido para alcançar a vitória.

No entanto, alguns pontos na obra me incomodaram um pouco. Ao longo da leitura identifiquei vários erros de revisão, alguns até mesmo grosseiros. Além disso, o livro tem 306 páginas e apenas 3 capítulos. Eu não gosto de interromper a leitura no meio de um capítulo, mas precisei fazer isso o que me deixava um pouco perdida quando eu retomava a leitura. Quanto a obra em si, ela não prendeu tanto minha atenção, pois não consegui me identificar com a personagem que era um quanto que infantil. Contudo, como disse anteriormente, a personagem nos ensina que precisamos nos valorizar acima de tudo para alcançar nossos sonhos.



O livro termina com um segredo não revelado, um gancho para o próximo volume que tem tudo para ser um livro mais maduro, uma vez que a personagem está no auge de sua carreira. A capa é linda e as folhas amareladas. A letra está com um bom aumento, mas a falta de mais capítulos torna a leitura um pouco lenta.

Deixo aqui meu agradecimento à autora pela parceria e desejo muito sucesso. Que a continuação de “A Garota de Greenwich” seja surpreendente. :)

#EuApoioaLiteraturaNacional  


“Só tinha aprendido a acreditar em mim, e literalmente voar até meus sonhos.” 

Grande beijo,

3 comentários:

  1. Amiga em um primeiro momento confesso que fui fisgada por essa capa, desde que o conheci aqui em seu blog. Lendo a sua primeira parte do texto, confesso que fiquei com o pé atrás com a protagonista, sei lá como se ela fosse de muito mimimi. Mas continuando a leitura das suas impressões percebi que a personagem amadurece e passa ao leitor muitas reflexões.

    Eita lembrei que também morei uns anos com a minha avó e essa fase também foi de descobertas e autoconhecimento para mim. Além disso a minha memória mais distante lendo um dos primeiros livros da minha vida foi na casa dela.

    P.s revisão falha e capitulos enormes também me desestimulam. Enfim torcendo para que a sequência desse livro venha melhor revisado e com capitulos menores.
    Beijos amore!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas adorei conhecer. A estória parece ser super empolgante, já estou doida para ler.

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio de 3 KITS

    ResponderExcluir
  3. Oláá!
    Eu gostei muito da sinopse, mas depois de ver sua opinião na resenha fiquei meio com um pé atrás... Também me perco sem capítulos e não sei se tenho paciência para uma personagem assim. Mas se a continuação for boa, eu me animo :)
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.