HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] Uma chance para recomeçar- Diana Scarpine


          
Sinopse: Carina é uma workaholic rica e bem-sucedida cuja vida se resume ao trabalho. Afogada em estresse, ela não se importa com a solidão que habita seu coração, pois o amor nunca foi uma das suas prioridades, até que algo inusitado acontece. Repentinamente, ela se vê privada do trabalho e deseja aplacar a solidão que a consome, principalmente quando conhece Aurélio, que a trata de uma forma diferente da qual ela está acostumada. Consumido pela tragédia que vitimou sua família e deixou-lhe sequelas físicas e emocionais, Aurélio não quer nada além de se afundar cada vez mais na dor e na culpa que sente. Suas certezas começam a ficar abaladas à medida que Carina se aproxima cada vez mais dele. Quantos obstáculos precisam ser vencidos para recomeçar? O amor é capaz de vencer as amarras do passado e o preconceito?

Título: Uma chance para recomeçar |Autora: Diana Scarpine |Editora Pandorga|Páginas: 432| Ano: 2016|Classificação: 3/5|Livro cedido em parceira com a Autora | SKOOB

Resenha: Uma chance para recomeçar é um livro nacional, escrito pela autora Diana Scarpine e que traz uma forte carga dramática ao nos apresentar dois personagens que juntos buscarão uma nova chance para recomeçar suas vidas. Escrito em primeira pessoa, ele contém capítulos que são intercalados sob o ponto de vista de Carina e Aurélio e, assim, vamos mergulhando na história e conhecendo a personalidade de cada um.



Carina é uma workaholic responsável por gerenciar o negócio de sua família rica, mas apesar do sucesso profissional, sua vida pessoal anda em frangalhos. Ela nunca teve um namorado, sua família é do tipo distante e mesquinha e isso tudo contribui para que dia após dia ela mergulhe de cabeça em seu trabalho. Contudo, ela não contava que todo estresse causaria uma paralisia facial para seu total pavor. É a partir desse momento que ela percebe que precisa mudar seus hábitos diários e cuidar mais de si.

As sessões de fisioterapia vão progredindo e a fim de complementar seu tratamento de paralisia, ela busca fazer também sessões de massagem e é nesse momento que uma pessoa um tanto quanto excêntrica entra em sua vida.

Aurélio é um ótimo massagista, mas não é todo mundo que o escolhe como profissional ideal e o principal motivo é o fato dele ser todo deformado, usar uma máscara no rosto assustadora e não ser muito simpático. É claro que será ele o massagista de Carina, mas o inesperado acontece: eles vão sentindo uma ligação nascer ao longo das sessões e a muito custo uma amizade nasce.

Como todo clichê vocês já devem imaginar que além da amizade um romance também nascerá entre esses personagens, certo? O que vocês talvez não esperem é o triste passado de Aurélio que volta para o atormentar no presente. Carina chega como uma luz em sua vida, mas enquanto ele não superar seus fantasmas ele não será capaz de enxergar essa luz e agarrar a nova chance que a vida lhe deu para recomeçar.

Carina, por sua vez, apesar de não ter um passado trágico tem o que eu diria de um presente que caminha para sua tragédia emocional. Ele é completamente infeliz com seu corpo, com sua aparência e com sua vida pessoal. A medida que ela tenta ajudar Aurélio é ela própria quem recebe uma ajuda invisível. Essa amizade conturbada é a chance de sobrevivência para os dois personagens e só eles poderão tomar a decisão de se arriscar para encontrar a felicidade.



Já deve ter ficado clara a carga dramática presente no livro, mas não vejo nenhum problema nisso, uma vez que é esse tipo de livro que mais me ensina sobre a vida. A questão é: como o autor consegue conduzir a narrativa sem deixá-la cansativa.

A autora Diana Scarpine tem uma escrita super fluida e eu adorei o fato da história se passar no Brasil. É possível observar ao longo das páginas a preocupação da autora em exaltar seu país, seja através das descrições dos lugares, seja pela menção de várias músicas nacionais (e eu adorei isso!). No entanto, a leitura em si não foi tão fluida assim para mim. Acredito que eu tenha iniciado a leitura com muitas expectativas, afinal a premissa do livro é bem interessante, mas de fato os personagens não me cativaram. Suas idas e vindas e seus milhares pedidos de desculpas me incomodaram um pouco.

Retirando esse fato, a leitura traz um assunto muito interessante que nos ajuda a quebrar alguns paradigmas e a nos colocar no lugar do próximo. A mensagem mais marcante que eu recebi ao longo da leitura é saber respeitar o próximo. Ser educado, ser gentil e simpático deveria ser um pré-requisito de todo ser humano e eu fiquei um tempo refletindo sobre isso. Quantas vezes acordamos em um dia ruim e acabamos por usar essa desculpa para sermos frios com aqueles que estão a nossa volta? Vamos aprender a gerir nossa emoção e a olhar as pessoas que passam por nossa vida com um olhar mais amoroso e gentil.

Sobre a edição física, as páginas são amareladas e a revisão ortográfica e a diagramação estão boas. Fica a dica de uma leitura nacional que pode mexer com suas emoções.



Um beijo e até a próxima!

14 comentários:

  1. Amiga que saudade que eu estava das suas resenhas, vocês escreve tão bem que me inspira. Com certeza a narrativa dessa história poderia ter sido melhor, mais dinâmica e menos repetitiva, mas como você mesma destacou o enredo nos apresenta lições muito importantes para vida. Adorei saber sua opinião viu!!???

    Conselho mais que aceito: "Vamos aprender a gerir nossa emoção e a olhar as pessoas que passam por nossa vida com um olhar mais amoroso e gentil."

    Beijos
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Line!
      Eu também estava com muitas saudades de postar e agora com o TCC apresentado acredito que tudo ficará mais tranquilo ^^
      Que bom que gostou da resenha! :)
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Bah!
    Eu não conhecia o livro e posso te falar. Adorei a sinopse e sua resenha me deixou com bastante vontade de lê-lo! Me identifiquei um pouco com a breve descrição que fez sobre Carine, exceto a parte da família rica, obviamente! rs
    Já está anotado para uma das próximas leituras.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mah!
      Que bom, espero que você goste da leitura!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Bárbara!
    Livros com relacionamento ioiô já não funcionam mais comigo. Mas creio que leria porque achei bem interessante a mensagem que ele traz.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza!
      A mensagem por trás da história é bem bacana e nos faz refletir. Espero que goste :)
      Beijos

      Excluir
  4. Muito obrigada pela linda resenha, Bárbara!

    Abraço,
    Diana Scarpine.

    ResponderExcluir
  5. Olá Flor! Gostei muito da resenha, saiu bem detalhada, com foco em muitos ponto que eu não havia notado. Li a obra e amei, gostei muito, gosto de livros dramáticos! A Diana arrasa na escrita
    né ❤
    Beijos 💞
    melissamorei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa!
      Que bom que gostou. Sim, a escrita dela é super fluida ^^
      Beijos e volte sempre

      Excluir
  6. Olá Bárbara, tudo bem?
    Eu já conhecia esse livro, mas nunca parei pra conhecer a história, ler uma resenha e tal. Amei a dica pois estou querendo conhecer mais autores nacionais, e também porque adoro um clichê! Hahaha.
    Amei a resenha!
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Esther! Tudo bem e com você?
      Então essa é uma boa dica para você, rs. Espero que goste da leitura!
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Barbara,
    Que saudade eu estava de você! Como você está?
    Aliás, já começou com tudo. Um livro lindo que eu ainda não conhecia.
    Já quero comprar!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!
      Eu também estava com saudades.. estou bem (sempre na correira, rs) e você?
      Que bom que gostou! ^^
      Beijos querida

      Excluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.