HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


Os blogs estão acabando???


Oi, pessoal! Tudo bem com vocês?

Depois de um tempinho sem trazer conteúdo escrito pra cá eu resolvi que já era hora de trazer esse post. Com as mudanças que a blogosfera tem sofrido, não podemos fechar os olhos para o que está acontecendo.

Não sei se vocês notaram, mas nos últimos dois anos (mais ou menos) os blogs estão perdendo visibilidade. Sinto como se os blogs estivessem como que ultrapassados e, agora, as pessoas preferissem obter dicas literárias através do Booktube e do Instragram. Agora, pergunto a vocês: vocês também notaram essa mudança ou foi só eu?

Quando fazemos um trabalho queremos que ele seja reconhecido, certo? Apesar de não ganhar nada financeiramente com o trabalho que faço por aqui, sempre insisti em continuar porque amo conversar sobre literatura na internet. Além disso, o blog me ajudou a crescer tanto e me deu tantos amigos que fica difícil me imaginar sem isso tudo aqui. Mas, confesso que cansei da rotina dos blogs... Percebi que o trabalho dos booktubers e dos bookstagramers estão sendo valorizados enquanto os blogueiros estão sendo esquecidos. 😕

Juntando essa percepção à minha falta de tempo fez com que eu abandonasse o cantinho que sempre foi especial para mim.

A questão é: por que os blogs estão perdendo força? Acredito que a vida hoje é tão corrida que a solução seja falar sobre livros no YouTube e no Instagram. Grande parte da população entra todos os dias nessas duas plataformas com diversos objetivos e, se no meio desse objetivo ver uma de nossas publicações literárias, eles vão parar rapidinho e dar atenção. Porém, não vejo mais pessoas dedicando seu tempo para entrar exclusivamente nos blogs. 

Gostaria muuuuito de saber a opinião de vocês sobre essa perda de espaço que os blogueiros estão passando e se vocês sabem um motivo...veem uma saída.. enfim, me conte nos comentários como vocês lidam com essa nova realidade.

E a gente se vê na próxima! 

11 comentários:

  1. Oi, Bárbara!
    Também percebi que os blogs andam perdendo espaço. Porém eu prefiro essa plataforma que instagram ou youtube porque eu consigo me expressar melhor.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Também prefiro os blogs, mas estou ficando um pouco desanimada =/
      Espero que isso tudo melhore!
      Beijos

      Excluir
  2. Realmente o feedback recebido é diferente nas diversas plataformas e os blogs parecem estar mais esquecidos, mas não acredito que irão acabar. Essa é uma discussão meio difícil porque sem dúvidas as redes sociais atingem um público mais amplo mas não possuem as opções que um blog oferece para a criação do conteúdo.

    Eu não gosto de resenhas pelo instagram, acho desarrumado e cansativo de ler, então sempre que busco a opinião sobre um livro busco em blogs ou no youtube que parece ser mais dinâmico. Acho que vai de gosto, tanto de quem quer consumir quanto quem vai produzir.

    beijos
    https://atrasadaparaocha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tielle!
      Verdade, vai de gosto mesmo. Eu, por exemplo, também não gostava das resenhas no instagram. Atualmente, contudo, é por lá onde pego mais dicas literárias.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá Bárbara
    Eu também andei percebendo isso, e é complicado pois algumas blogueiras estão até excluindo seus blog e levando informações apenas através do youtube, e não temos como criticar já que eu já vi blogueiras com anos de blog ter 2 mil seguidores e com meses de youtube ter 5 mil, infelizmente, espero que essa ferramenta não seja considerada ultrapassada e excluída pois eu amo meu blog e amo ler blogs alheios, amei sua postagem!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nívea!
      Que bom que gostou do post. Eu achei válido trazer esse assunto pra cá e saber a opinião dos blogueiros. Preciso de algum tipo de incentivo, sabe?
      Vamos lutar para esse espaço continuar!
      Beijos

      Excluir
  4. Amiga vc já sabe minha opinião sobre o assunto. Concordo com tudo que vc falou e com os comentários. Penso que estamos em um momento de transição e o importante é fazer o que nos faz bem. Claro que seria maravilhoso ter um blog bem comentado, esse retorno só nos faz crescer e melhorar.
    Não vou desistir do meu blog, mas estou me cobrando bem menos, quando tenho tempo atualizo, não gosto de fazer no automático. E também tiro um tempinho para visitar os amigos e comentar.

    As pessoas andam muito corridas, então só quem realmente gosta de ler visita os blogs. Enfim vamos esperar e ver o que o futuro nos reserva.
    Assim como a Tielle não leio resenhas pelo Instagram, acho cansativo, mas enfim tem gosto pra tudo né!!!

    Beijos e sucesso para nós guerreiras que estamos resistindo.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Line!
      Seria maravilhoso mesmo. Há uns anos os blogs eram assim e era tão bom. Mas, vamos continuar persistindo! :D
      Beijos

      Excluir
  5. Seguinte, descobri seu blog hoje e digamos que eu faça parte da "nova geração", porém não faço parte da imagem estereotipada que as pessoas dizem. Enfim, creio que se você gosta mais de utilizar blogs então faça o que você gosta, se o problema é reconhecimento faça por onde! Não deixe de fazer o que você gosta por causa dos atuais plataformas acredite você com certeza terá o reconhecimento que merece um dia (sou a prova disso kkk)

    ResponderExcluir
  6. Olá Bárbara,

    Eu acho errado pensar que só um formato é o correto e que só esse formato funciona. Da mesma forma que existem blogs bons e ruins também existem canais literários no Youtube bons e ruins. Da mesma maneira, temos os aficionados dos textos e dos audiovisuais. Eu acredito que enquanto existirem amantes de um bom livro, os blogs jamais irão terminar. Aqueles que gostam de ler - que devoram livros e mais livros - é evidente que estão familiarizados com um bom texto, seja ele longo ou curto, por isso, logo não deixarão de visitar um blog para ler os comentário de determinadas obras ou então acompanhar algumas sugestões literárias.
    Poderia dizer que quem lê blogs, atualmente, são os mais velhos ou os blogueiros que iniciaram as suas atividades com o advento do Bloger. Pois é, mas eu estaria mentindo, porque com frequência recebo emails e comentários de leitores adolescentes que afirmam não perderem nenhuma atualização de diversos blogs do gênero. No caso do "Livros e Opinião", eles até sugerem resenhas de determinados livros.
    Resumindo: quem ama ler, de fato, jamais irá abandonar os blogs. O que percebo nos dias de hoje é que alguns blogueiros estão preocupados, unicamente, em ganhar livros, prejudicando as suas resenhas que se transformaram em cópias de releases das editoras. Com isso, optaram por trocar aquele texto criativo e maroto onde deixavam expressa a sua personalidade por um texto voltado para o lobby com as editoras. O leitor, seja ele jovem ou adulto, não é bobo e sabe distinguir os dois tipos de opiniões. Este leitor, sim, após se desiludir com o conteúdo de alguns blogs pode ter procurado opções em outras plataformas. É aí, portanto, que entra a nossa responsabilidade de blogueiros. Mas tudo bem, esses leitores desgarrados, sempre acabam voltando (rs).
    Grande abraço e continue com o seu trabalho no blog, que por sinal, é muito bom - tanto layout quanto conteúdo.
    www.livroseopiniao.com.br

    ResponderExcluir
  7. Acho que tem outras redes sociais com mais visibilidade do que blogs, só que quem tem uma plataforma, hospedagem e domínio aqui nesse mundo da blogosfera não perde, é um cantinho nosso. E, nas outras redes sociais estamos mais vulneráveis a perder tudo em algum momento.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.