HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] Eu fui a melhor amiga de Jane Austen- Cora Harrison


Título: Eu fui a melhor amiga de Jane Austen 
Autora: Cora Harrison
Editora: Rocco
Páginas: 320
Ano: 2011
Classificação: 4/5
Sinopse: Chega ao Brasil o livro: "Eu fui a Melhor Amiga de Jane Austen" da autora Cora Harrison. A história tem o objetivo de introduzir os mais jovens ao empolgante mundo dos livros de Jane Austen. O livro traz uma combinação entre fatos históricos e ficção, apresentando a relação entre as adolescentes Jane Austen e sua prima Jenny Cooper.


Resenha:  Em, Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen, Cora nos apresenta a adolescência da nossa querida autora britânica: Jane Austen. A narrativa é feita em primeira pessoa pela prima de Jane, a senhorita Jenny Copper e quase todos os capítulos são páginas do diário dessa jovem menina de apenas 16 anos.


- Acredito que, no fundo, você está mais interessada em escrever romances do que encontrar um jovem rapaz, Jane. Jane não estava ouvindo. Retirou sua escrivaninha da gaveta, colocou-a sobre a mesa, e depois mergulhou a pena no tinteiro de chifre.

Nele, Jenny relata os momentos que passou morando com os tios e primos. Diferente de sua vida solitária com o distante irmão e a cunhada perversa, Jenny encontrou nos Austen uma família que, além de grande, era amorosa ao seu jeito.

Durante a narrativa nos deparamos com uma Jane Austen jovem e sonhadora, divertida e atrevida. Peguei-me rindo diversas vezes com seus comentários e brincadeiras. Sempre fui curiosa por saber como era sua adolescência e, posso dizer que me diverti bastante durante a leitura. Também conhecemos um pouco dos seus irmãos e do mistério que seus pais guardam.

Essa era a característica principal de Jane, pensei enquanto fugia pelas escadas. Ela gostava muito de mim; eu sabia disso. Era sua melhor amiga, da mesma maneira que ela era minha melhor amiga, mas escrever sempre veio em primeiro lugar para ela.

Apesar de conhecermos um pouco mais desta família, os Austen não são o ponto principal do livro, mas sim Jenny. Ela é uma menina órfã, que ainda sofre com a morte da mãe. É muito tímida e acredita ser um estorvo para o irmão. Ela é aquela típica garota do século 19: meiga, tímida, doce e que busca poder se apaixonar perdidamente por um cavalheiro que, certamente terá de ser bonito e gentil.

O melhor de tudo é que temos as características dos romances de época que tanto gosto: muitos bailes, vestidos, carruagens, mocinhas em busca do amor verdadeiro, as mães em busca do melhor casamento para seus filhos, e os jovens que buscam encontrar os prazeres da vida antes do casamento.

- Jane – sussurro -, ajuda-me. Estou em sérios apuros. Não sei o que fazer. Ele está aqui. – Quem? O amor da sua vida? O homem possuidor de seu coração? Ah, Jenny, Jenny, mostre-o para mim, eu imploro.

O romance que surge ao longo da história é super fofo, mas senti falta de mais cenas entre os mocinhos.  Devo dizer que achei o início um pouco lento. A história não estava me prendendo, pois achei que a autora demorou para dar um rumo à história. No entanto, o livro me agradou muito chegando um momento em que eu não conseguia para de ler até chegar ao fim.
- Que é ele? Um de seus admiradores? – Adorei sua risada. Havia alguma coisa nele que me fazia sentir que éramos muito íntimos um do outro. Meu rosto enrubesceu só de pensar.

Vale ressaltar que a autora fez algumas modificações para adaptar melhor sua história, mas a prima Jenny, assim como diversos outros personagens, realmente existiram.

- O que está escrevendo agora? - perguntei, dirigindo-me ao outro lado para olhar sobre seu ombro. Jane não é igual a mim: sua escrita nunca é particular. - Estou escrevendo um final feliz - respondeu com grande seriedade. - Decidi que todo bom romance precisa de um final feliz e este aqui provavelmente me será útil um dia.

O livro foi lançado aqui no Brasil em 2011 pela Rocco que já prometeu o lançamento da continuação: Jane Auten Stole My Boyfriend, a tradução deverá ser: Jane Austen Roubou Meu Namorado. Recomendo!!

- Vamos dançar – ele me convida quando termino. Pega minha mão, a entrelaça em seu braço e gentilmente retira um cacho de cabelo perdido em meu rosto com a outra mão. Pergunto-me se é inadequado, mas ninguém parece ter notado.

Outras Capas


Continuação


  


  





Postado por: 

[TAG] Dias da Semana em Livros


Olá amigos leitores! 

Esta TAG foi criada pela Pam do Garota it e eu vi pela primeira vez no Livros e Fuxicos da Pah.
Espero que gostem!! 






Domingo: Um livro que você não quer que termine ou não quis que terminasse 

Esse livro foi uma surpresa para mim. Decidi lê-lo depois de ter lido a sinopse e as resenhas com críticas positivas. Mas, mesmo assim, a história superou minhas expectativas. O romance é lindo, com um mocinho encantador. Tem como pano de fundo o século 19 (*-*) e a narrativa é repleta de muito humor!!







Segunda: Um livro que você tem preguiça de começar


As Crônicas de NárniaComprei esse livro em uma super promoção do submarino, mas na época não me interessei muito em ler. Nas férias do início do ano tentei começar a leitura, mas acabei viajando e quando voltei resolvi começar a ler a série Os Bridgetons. Espero conseguir lê-lo até o início do ano que vem!








Terça: Um livro que você empurrou com a barriga ou leu por obrigação 


O Silêncio das MontanhasO primeiro livro que li desse autor foi O Caçador de Pipas que, por sinal, me emocionou demais. Tinha prometido não ler nenhum outro livro dele, mas quando uma amiga me ofereceu este, emprestado, não resisti. Não gostei da leitura que foi muito cansativa. São tantas histórias separadas que a gente se perde. Além de triste, o livro é confuso durante um tempo, pois quando menos eperamos, o autor inicia uma nova história no próximo capítulo. No final, as mesmas se encaixam formando um ciclo, mas mesmo assim não gostei.




Quarta: Um livro que você deixou pela metade ou está lendo no momento 


A Menina que Roubava LivrosLembro que comecei a ler esse livro depois de muitas pessoas o elogiaram demasiadamente. Minha opinião? Não sei dizer. Não consegui terminar a leitura, pois não gostei do rumo que a narrativa estava tomando. Espero, um dia, reiniciar a leitura. 








Quinta: Um livro que você não recomenda 

O Morro Dos Ventos Uivantes
Este foi outro livro que não consegui terminar de ler. Quando soube que tinha um lindo romance, logo o adquiri, mas, simplesmente, não conseguir seguir com a leitura.










Sexta: Um livro que você quer que chegue logo (lançamento ou compra) 


Os Segredos de Colin BridgertonA espera pelo lançamento do quarto livro desta série foi grande! Estou ansiosa para lê-lo desde que terminei de ler Um Perfeito Cavalheiro no início do ano. Já estou com ele em minhas mãos, só esperando terminar minha leitura atual para começá-lo!!









Sábado: Um livro que você quis começar novamente assim que ele terminou


A EscolhaA Seleção é uma das minhas trilogias favoritas como alguns já sabem... Não gostei totalmente do livro, apesar de ter o colocado como favorito. Eu esperava mais do desfecho que, mesmo não sendo tão "completo", me agradou muito! 










Espero que vocês tenham gostado! Deixem um comentário e me digam quais foram as escolhas que você mais gostaram :)



Postado por: 
© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.