HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] Renascer de um Outono- Samanta Holtz

Título: Renascer de um Outono 
Autores: Samanta Holtz
Editora: Novo Século
Páginas: 328
Ano: 2014
Classificação: 5/5 

Sinopse: A vida aos dezoito anos está muito diferente do que Anna Hills havia sonhado. Sozinha em uma cidade estranha, reprovada no vestibular e demitida do emprego, ela enfrenta a difícil batalha para superar o desânimo e ir em busca de um lugar no mundo que possa chamar de seu. Determinada a deixar os fracassos para trás, Anna descobre nos classificados a vaga para baby sitter de uma garotinha que vive com o tio. No entanto, ela não imagina que aquele pequeno anúncio de jornal se tornará o passaporte para as maiores emoções da sua vida, colocando-a face a face com mudanças, escolhas e com John, o rapaz que amava em segredo desde a infância, em um encontro que os levará a desvendar o verdadeiro sentido do amor, da vida e da importância de fazer cada instante vivido valer a pena. Em uma tortuosa e apaixonante jornada, Anna descobrirá a força de uma grande amizade, a dificuldade de se conquistar o coração de uma criança e, acima de tudo, o poder transformador do amor, naquele que será o melhor e o pior outono da sua vida.

Resenha: Anna Hills, como a maioria das garotas, teve um amor de infância. Um lindo, puro e verdadeiro amor, mas que nunca se concretizou. O menino em questão chamado John nunca soube dos sentimentos dela, pois Anna tinha receio em se aproximar (Isso me levou ao passado lembrando como é difícil o medo da rejeição).


“Às vezes, eu me convenço de que o coração tende a escolher as pessoas erradas para nos apaixonarmos, tornando-as perfeitas aos nossos olhos, especialmente quando são inatingíveis. Não houve um só dia em que eu estive com o coração vazio, pois sempre havia o nome de John estampado no lugar mais aparente, como uma tatuagem indiscreta.”


Os anos passam, e aos 18 anos Anna precisa lidar com a perda mãe. Mesmo muito fragilizada, ela se dedica o máximo aos estudos mudando de cidade para ficar mais próxima da faculdade, mas não consegue passar no vestibular. Pra piorar tudo, ela perde o emprego e o lugar onde estava morando. Isso tudo acontece logo no início do livro quando eu já me via ligada emocionalmente com a personagem, torcendo para que as coisas se ajeitassem.

Prestes a declarar seu fracasso e regressar para a casa do pai em Mountain Valley (sua querida e amada cidade natal), a jovem consegue um novo emprego como baby sitter. O anúncio no jornal foi feito por Ricardo, um jovem rapaz a procura de ajuda para cuidar da pequena Lauren. Além do emprego, ele oferece a Anna um quarto na casa, pois assim ela passaria mais tempo com a garotinha. É neste momento que ela acredita que finalmente tudo começaria a dar certo, mas logo no início ela enfrenta a árdua tarefa de cuidar da menina que parece não gostar de ninguém a não ser de Ricardo.

“Lauren é um pouco...tímida”, recordei, enquanto subíamos as escadas, imaginando o que ele realmente quisera dizer com aquilo. Não sei por que, mas a escolha do adjetivo soava mais como um eufemismo...”.

Muitos sentimentos, mágoas, tristeza e medo envolve a relação das duas e a cada página eu me via mais envolvida com o esforço da Anna em conquistar a amizade de Lauren. Muitos foram os momentos em que me peguei dizendo: “Anna vai embora, você já passou por muita coisa na vida e não merece isso”, mas ainda bem que ela não me ouviu, pois sua vida mudou completamente depois que ela entrou naquela casa.

“Ricardo sabe quem contrata- falou, com os olhos atentos ao trabalho. E, virando o rosto para mim, continuou: - Você trará muita mudança aqui dentro, menina. (...) Não falo apenas da menina. Falo em todos aqui.”


Lembram do John? Sim, o John da Anna. Mesmo depois de tanto tempo o amor continua muito vivo em seu coração. Isso faz com que ela não consiga se dar a chance de conhecer alguém legal, como se ela estivesse a sua espera o que seria muito improvável. Mas, o destino começa a olhar por ela e de uma forma que eu não esperava eles se reencontram.



“O outono me testou, me tentou e me despedaçou em mil pedaços para que o inverno pudesse me reconstruir, renascendo melhor e mais forte após o difícil período de amadurecer. E, como um presente a quem a vida fora dura nos últimos tempos, trazia consigo, ao meu alcance, o grande amor da minha vida interia...”.

Daí em diante o livro só me prendeu ainda mais. Não consigo dizer como essa narrativa é fantástica e nada previsível.  Este foi um livro que eu não consegui prever o final. Pensei, repensei, mas quando eu achava que já sabia qual seria o desfecho algo acontecia e mudava tudo.

Me emocionei demais com a leitura e me identifiquei com a personagem desde as primeiras páginas. Aprendi que os obstáculos da vida são inevitáveis. O que determina suas consequências em nossas vidas somos nós mesmos. Podemos escolher não lutar e desistir na primeira queda. Ou então podemos escolher persistir, continuar tendo fé e a esperança de que, um dia, as coisas melhorem. Aprendi que tudo na vida tem um motivo e um por que de acontecer e não adianta reclamar, pois assim tudo tende a piorar.

Enfim, este livro despedaçou meu coração ao ponto de eu sentir um enorme aperto no peito. Depois ele recolheu cada pedacinho e os uniu novamente. Resultado: terminei a leitura com lágrimas nos olhos. Apesar disso eu me sentia leve e ao fechar o livro não consegui fazer nada. Simplesmente fiquei parada onde estava e comecei a pensar na vida em geral, principalmente na minha. Repensei prioridades e bobas reclamações que nós temos o costume de fazer diariamente.

Se deixar não irei mais parar de escrever, pois tenho a sensação que nada que eu disser irá transmitir o quanto o livro mexeu comigo. Espero que este livro os toque de uma forma especial também e quem já leu, por favor, compartilhe sua opinião nos comentários, pois tenho vontade de que todos leiam para poder discutir depois.

Por fim, parabenizo a editora Novo Século pela linda capa e diagramação. Perfeita! E a querida Samanta Roltz pelo belo dom da escrita e de tocar os leitores com ensinamentos tão lindos!

Ps. A autora é uma querida mesmo. Acompanho suas páginas no facebook e ela dedica atenção total aos leitores. As poucas vezes que deixei uma mensagem, ela me respondeu com o maior carinho. Isso é a literatura nacional ganhando seu espaço e com ótima qualidade. Vamos incentivar pessoal!!

“Não há mudanças sem riscos...quem não arrisca não se fere, mas também não conquista. Quem não luta não perde, mas também não ganha. Quem não tenta não prova o amargor da frustração, mas também não saboreia a doçura da vitória. Afinal, eliminado o risco de dar errado, também eliminamos o risco de dar certo.”




[Resenha] O Diário Secreto de Lizzie Bennet- Bernie Su, Kate Rorick

Título: O Diário Secreto de Lizzie Bennet 
Autores: Bernie Su, Kate Rorick
Editora: Verus  
Páginas: 364
Ano: 2014
Classificação: 5/5 

Sinopse: Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries. Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet. De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto...~ "O Diário Secreto de Lizzie Bennet é, com certeza, a melhor adaptação literária de Orgulho e Preconceito de todos os tempos. Um livro inteligente, muito divertido, muito Jane! Os amantes de Lizzie e Darcy precisam tê-lo na estante." - Carina Rissi, autora de Procura-se Um Marido e da série Perdida

Resenha: O Diário Secreto de Lizzie Bennet é uma releitura moderna de Orgulho Preconceito de Jane Austen inspirado na websérie The Lizzie Bennet Diaries. Lizzie Bennet tem 24 anos, mora com os pais e com as irmãs Jane e Lydia, cursa uma pós-graduação em publicidade e tenta, com muita dificuldade, mostrar para mãe que ela tem sua vida própria e que, definitivamente, vai casar quando quiser e com quem quiser.

“É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro com uma grande fortuna deve estar à procura de uma esposa”- Minha mãe me deu uma camiseta com essa frase.


Como projeto para a pós, Lizzie decide criar um vlog onde fala sobre sua vida. O que ela não esperava era que o seu canal no youtube fosse receber um número incrível de visualizações. Rapidamente o vídeo blog cresce e ela passa a receber muitos comentários e sugestões sobre sua vida, principalmente depois da chegada de dois jovens ricos, bonitos e solteiros, para a felicidade da senhora Bennet, na cidade.

“Na tela estava meu canal do YouTube. E ela apontou o número de visualizações. Que simplesmente tinha aumentado de repente para sessenta mil. Por vídeo.”

Tenho que confessar que fiquei com medo da leitura, pois como adaptar uma história ambientada no século 19 para o século 21? Já não temos os mesmos comportamentos e costumes da época. As mulheres podem expressar-se igualmente perante os homens. Elas trabalham, moram sozinhas, fazem inseminação artificial (rs), ou seja, são totalmente independentes.

“- Depois que eu estiver estabelecida na carreira, tiver quitado meus empréstimos...sempre posso fazer uma inseminação artificial.- Espero minha mãe explodir. Mas, em vez disso, ela respira fundo para se acalmar e continua servindo pedaços de lasanha.”

No entanto, os autores conseguiram criar uma releitura nova e ao mesmo tempo ser fiel a obra original. Nos deparamos com a mesma Lizzie Bennet sarcástica, inteligente e engraçada, mas que agora pode expressar para o mundo (literalmente) através do vlog sua opinião sobre a mãe casamenteira, a irmã mais velha certinha, a irmã mais nova sem juízo e sobre o  insensível William Darcy. 

E o Darcy? Ele continua o mesmo frio, arrogante, cavalheiro e encantador de sempre. Foi muito bom acompanhar de novo o romance entre a Jane e o Bing Lee, as confusões da Lydia e as alfinetadas entre Lizzie e Darcy.

Adorei esta leitura e, apesar de conhecer a história, não me vi nem um pouco entediada, pois os autores conseguiram criar uma narrativa diferente e que prendesse o leitor até o final. A diagramação é boa e os capítulos são bem curtinhos, fazendo referência aos vídeos no youtube.


A leitura pode ser feita sem ter lido a obra original sem nenhum problema, mas aconselho que você leia primeiro Orgulho e Preconceito, pois assim é possível comparar as narrativas de época com a atual. Também aconselho a leitura do livro antes de assistir a série, pois o conteúdo é mais completo.

“(...) Sei que a ideia de ouvir a voz dele de novo fez meu coração bater mais rápido, então o fato de eu não ter ouvido só pode ser uma decepção. É tão estranho."

Recomendadíssimo, principalmente para os fãs de Jane Austen *-*

Websérie The Lizzie Bennet Diaries








Postado por: 
© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.