HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Tag] Música Clássica na Literatura


Oi pessoal, como vocês estão?

Acho que todos que acompanham o blog sabem que tenho um carinho especial por Música Clássica. Hoje, já não consigo me dedicar tanto ao Piano, mas sempre levo a música comigo. Então, vocês podem imaginar minha alegria quando descobri essa Tag né?
Vi, pela primeira vez, no canal literário da Mell Ferraz, Literature-se. E, o vídeo original foi feito pelo canal Romeu e Julieta.

Bora lá!! 

Sonhei que amava você1. As Quatro estações - Vivaldi | Um livro com muitas oscilações no enredo?
Não diria que há exatamente oscilações no enredo, mas simplesmente senti como se a leitura tivesse seus altos e baixos. Apesar de ter tudo para ser um ótimo livro, a narrativa e a falta de mais cenas não me agradou muito. Vou explicar melhor na resenha.
Ps. Diferente da música que eu adoro :)



Clique aqui para ouvir a música.



A Culpa é das Estrelas2. Sonata ao Luar - Beethoven | Um livro que te deixa triste/melancolico?


Este livro é lindo, mas extremamente triste. A realidade de jovens com câncer, sua rotina, seus medos e anseios foram muito bem descritos por John Green e, isto somado ao romance da narrativa deixaram um pequeno buraco em mim. Não fiquei melancólica mas muito triste.

Clique aqui para ouvir a música.



Os 13 Porquês3. Totentanz - Franz Lizst | Um livro que você tenha medo de ler/reler?

Gostei bastante deste livro, mas tenho receio de ler novamente. Os temas abordados, envolvendo bullying e suicídio me marcaram muito e acho que não tenho coragem e nem forças para rele-lo. Deixo claro que não há nenhuma leitura que me deixou com medo, uma vez que não leio livros de terror, mas considerei a questão de não querer reler.


Clique aqui para ouvir a música.



Renascer de um Outono4. A Midsummer Night's Dream - Wedding March- Mendelssohn | Um livro com um casal inspirador?

Essa categoria foi bem difícil de responder. Pensei em vários casais que me inspiraram (como Elizabeth e Mr. Darcy *--*), mas a história de Anna e John no livro Renascer de um Outono me tocou de uma forma especial! A pureza e inocência, encontrados no livro, são tão lindos mas escassos no mundo de hoje que fiquei encantada com este casal!

Clique aqui para ouvir a música.


Mentirosos5. Flight of the bumblebee - Korsakov | Um livro/leitura irritante?

Depois dos vários comentários positivos sobre este livro eu não podia imaginar como eu ficaria insatisfeita com a leitura. Acredito que o fato de ter ficado com expectativas muito altas foi a causa da minha grande decepção. Durante toda a leitura fiquei esperando que algo inimaginável e grandioso acontecesse, mas descobri o final antes da hora, apesar de não ser previsível.


Clique aqui para ouvir a música.



O Morro dos Ventos Uivantes6. Requiem - Mozart | Um livro que você não concluiu e se arrepende por isso?

O Morro dos Ventos Uivantes foi um dos poucos livros que não finalizei. Mas, por ser um clássico muito elogiado, pretendo retomar a leitura ainda este ano. Ele não é o tipo de romance que estou acostumada a ler, mas vou cumprir essa meta neste ano!!





O Pessegueiro7. Morning Good - Edvard Grieg | Um livro com um ambiente agradável?

Sabe aquele cidade montanhosa, que tem suas histórias e segredos? Esse é o caso de O Pessegueiro. Acho que este quote exemplifica bem o que eu quero dizer: "Bem-vindo a Walls of Water, um lugar onde o aroma das flores envolve o ar e os pássaros parecem ter algo a dizer."

Clique aqui para ouvir a música.





Pollyanna8. Pedro e o Lobo - Prokofiev | Uma história infantil encantadora?

E lá vem eu falar, de novo, de Pollyanna. Não tem jeito, este livro marcou minha pré-adolescência deixando em mim sentimentos de amor, respeito e perseverança. Tento, até hoje, fazer o jogo do contente :)






E vocês, já fizerem essa tag? Quais são suas escolhas?
Deixem um comentário e me digam suas opiniões :)



Postado por: 

Filme Whiplash

Título Original: Whiplash 
Ano de Produção: 2014
Gênero: Drama, Musical
Duração: 1h47min
Direção: Damien Chazelle
Elenco: Milles Teller, J. K. Simmons, Mellissa Benoist
Trilha Sonora: Justin Hurwitz
País de Origem: EUA


Sinopse: O solitário Andrew (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher (JK Simmons), Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental. Para saber mais clique aqui.

Minha Opnião: Concorrendo em cinco categorias no Oscar, Whiplash é um filme sobre persistência. Sim, precisamos ter persistência para alcançar nossos sonhos e isto é o que não faltava em Andrew, um baterista de 19 anos com o sonho de entrar para o Conservatório mais importante do país e ser aceito pelo temível maestro Fletcher. Mas, qual o limite devemos chegar para atingir nossas metas? Qual o preço estamos dispostos a pagar por todo o sacrifício?


Apesar da constante dedicação de Andrew, nada era bom o bastante para o maestro que buscava a perfeição. Eu vi a perfeição com outros olhos depois de assistir este longa. Tive a impressão que o bom não é o bastante para alguns e, para alcançar o perfeito, em cada compasso, em cada milésimo de tempo, no caso do filme, temos que arrancar o melhor que podemos dar e expor aos outros.

Com muita dor, humilhação, sangue, dedicação e perseverança, Andrew ultrapassa seus limites para atingir seus sonhos. E, além de suportar as agressividades de Fletcher, o rapaz precisa lidar com a família que não acreditava nele e com seus medos, apreensões e inseguranças. É incrível que quando as coisas estão dando certo em nossa vida temos a autoconfiança renovada. O baterista até mesmo consegue convidar uma menina para sair no momento “bom” de sua vida, mas a constante pressão de seu professor faz com que o rapaz comece a se isolar de tudo e de todos e viver apenas de música.


Ele dormia ouvindo música e olhando o cartaz do seu ídolo, Buddy Rich. Nas ruas, no ônibus o fone de ouvido era seu melhor amigo e ele conseguia facilmente se desligar do mundo ao escutar as batidas do Jazz tomando conta de si. Sua dedicação é admirável e seu talento incrível, mas ele se deixa levar pela pressão.


Esse filme me ajudou a enxergar que sem disciplina não chegaremos a lugar algum; sem perseverança seremos mais um no mundo, mas o esforço pode nos tornar os melhores. No entanto, tudo tem um limite e, se esse esforço estiver nos fazendo mal, devemos parar imediatamente. 

As atuações de Milles Teller e J. K. Simmons são admiráveis e com certeza este filme foi muito importante para o novato Milles. Li em alguns lugares que a atuação como baterista não foi fiel, mas acho que a mensagem a ser passada é o mais importante. Também li críticas negativas afirmando que Whiplash foi um filme para impressionar e ganhar dinheiro. Apesar do exagero em algumas cenas, acredito que foram válidas. Tudo bem que é difícil acreditar em tanto sangue jorrando na bateria, mas a ideia do filme foi passada de uma forma a deixar os expectadores vidrados na tela. Fiquei com o coração na mão diversas vezes e com aquela vontade de entrar na telinha para dizer umas poucas e boas ao Fletcher.

Sem querer me alongar mais, queria recomendar este incrível filme que me fez entender melhor a importância da disciplina e do limite. Também gostei do repertório, apesar de não ser fã de Jazz. Escolhi algumas músicas que tocaram no filme para vocês conhecerem, inclusive a música Whiplash, tema do filme.
 

Whiplash  




Caravan 





Trailer do Filme







E vocês? Já viram o filme? Me diga a opinião de vocês!!

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.