HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] Os 13 Porquês- Jay Asher

Título: Os 13 Porquês 
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 256
Ano: 2009
Classificação: 5/5 

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Resenha: Os 13 Porquês é um livro que, inevitavelmente, mexe com as emoções do leitor ao abordar o tema bullying com a pior consequência possível: suicídio.


Sabe aquele livro que, depois de ler, você tem vontade de que todo mundo leia também? Pois é, este é um desses livros, não só porque é de ótima qualidade, mas, principalmente, por ser (digamos) um manual que nos faz refletir sobre a vida.


A narrativa se inicia quando um jovem chamado Clay recebe uma caixa com 7 fitas cassete, sem remetente, na porta de sua casa ao voltar da escola. Ele entra em choque ao ouvir a voz de Hannah, a menina de sua sala que morreu há duas semanas.

Olá, meninos e meninas. Quem fala aqui é Hannah Baker. Ao vivo e em estéreo. Sem promessa de retorno. Sem bis. E, desta vez, sem atender aos pedidos da platéia. Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas, você é um dos motivos.

Nestas sete fitas, Hannah listou os 13 motivos que a fizeram escolher abandonar a própria vida, listou as pessoas, as situações humilhantes que passou e todo o bullying que sofreu. Ela resolveu compartilhar esses motivos com todas as pessoas responsáveis por eles e preparou essas gravações que seria passada por cada um da lista.

Clay fica apavorado e assustado não entendendo o motivo dela, pois o que ele teria feito para ela a não ser ter se apaixonado? Ele era considerado o garoto estudioso e responsável do colégio. Não tinha nenhum segredo e nada fazia de errado e, por isso, ele não compreendia por que estava na lista.

Com o decorrer da história, vamos sentindo as mesmas emoções, as mesmas angústias de saber por quantas coisas a menina passou. Clay escuta as fitas caminhando pela cidade, passando pelos locais que Hannah menciona nas gravações. Ele descobre segredos de pessoas de seu colégio que ele não poderia imaginar existir.

Desde o início, desde o primeiro capítulo me vi presa a história, aos fatos que se desenrolam e, principalmente, presa aos personagens. Durante muitos momentos eu esqueci que Hannah não estava mais viva e, conforme eu ia conhecendo essa personagem, desejava que de alguma forma alguém pudesse voltar no tempo para impedi-la de acabar com sua vida.

Eu precisava tirar uma folga… de mim mesma.

Para quem não sabe, eu sou uma manteiga derretida. Choro facilmente em livros desse tipo, mas com esse não chorei. Até agora não sei o porquê, talvez as emoções venham depois de refletir mais, pois terminei de lê-lo há dois dias.

Depois da última palavra eu senti muitas coisas e a principal delas foi a vontade de mudar o mundo, de diminuir os problemas pelos quais as pessoas tem de passar, diminuir a tristeza, o sofrimento. Senti raiva, revolta, mas ao mesmo tempo não senti. Não sei bem dizer o que senti porque foi uma mistura de sentimentos. Confuso né? Pois é assim que fiquei depois desse livro.

Não queria agir como se estivesse tudo legal, porque não estava.
Queria que alguém tivesse ajudado Hannah, pois existem muitas “Hannahs” no mundo. A taxa de suicídio é alta, só não sabemos, pois a mídia não divulga. Sem falar dos casos que são confundidos com acidente.

Era exatamente isso que eu queria para mim. Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber a meu respeito. Mas eu de verdade.
Este é um livro fantástico. Nos mostra a importância de ver a verdade além das palavras e reações de cada um. Posso dizer que, a partir de hoje tentarei ficar atenta ao máximo para enxergar o que muitos não conseguem ver. Depois de ler o livro, amigos leitores, vocês entenderão o que estou dizendo.

O que me resta a dizer é: leiam, deem uma chance a este livro e depois, recomendem! Ele é uma lição de vida!!

- Neste exato momento, me sinto perdida, eu acho. Meio vazia.- Vazia como?- Simplesmente vazia. Simplesmente nada. Não me importo mais.

13 comentários:

  1. Olá, Barbara. Adorei a resenha, só fez aumentar minha antiga vontade de ler o livro. Gosto muito de livros tristes e reflexivos como esse, é meu tipo de leitura favorita.
    Só tem um problema: nunca encontro esse livro em lugar nenhum pra comprar!!!
    umviciadoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha! Me fez querer ler o livro ainda mais, hoje eu vou passar em um sebo e se tiver é bem provável que eu compre!
    Eu não sou tão emotiva assim, embora eu até chore uma quantidade considerável em alguns livros, hushsuhus, mas se Os 13 Porquês é tão "forte" quanto você disse, acho que algumas lágrimas cairão.
    Eu também me sinto bem mal com esse negócio de suicídio e gostaria de poder ajudar qualquer um que precisasse :/
    Abraço \o/

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Bárbara, tudo bem?

    Eu te entendo viu?! Eu também me esquecia que a Hannah estava morta, eu também queria salvá-la de qualquer forma, e eu também refleti sobre a força dessa história e como ela gera em nós uma vontade louca de mudar o mundo.

    Me apaixonei pelo Clay e, confesso, chorei demais quando ele começou a escultar o porquê dele... Foi demais pra mim sabe?

    E concordo com você, esse é o tipo de livro que dá vontade de fazer todo mundo ler.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  4. Olá Felipe, que bom que você gostou da resenha!
    Dá uma olhada no site da Saraiva porque estava vendendo...
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Re, para mim o livro foi bem "forte" e vale muito a pena ler!! Acredito que ele possa nos ajudar a perceber quando alguém precisa de ajuda, sabe?
    Quando puder leia e me diga o que achou :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Pah!
    Que bom que você me entende, pois assim vejo que não fui a única a ter a mesma sensação. Eu não chorei e nem sei o porquê, mas acho que as emoções me deixaram tão anestesiada que fui incapaz de derramar uma lágrima... :(
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Todos falam bem desse livro, pretendo ler assim que possível. Acredito que livros como esse deveriam ser trabalhados em escolas, para levar ao debate e reflexão dos jovens.
    Parabéns pela leitura e resenha. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Também acho que este seria um bom livro para ser comentado em escolar Aline!!
    Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oláááá!
    aaaah que resenha incrível! Me animou AINDA mais para conferir a obra, que como você já sabe estou super curiosa!! Acho que deve ser um livro que me fará refletir sobre minhas ações na escola !:)

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  10. Um dos meus livros favoritos! Tenho nem palavras para demonstrar o quanto gosto dele.
    http://aposasreticencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Isabella!
    Os 13 Porquês também é um dos meus livros favoritos!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Sim Lara, este é um livro que nos faz refletir demais!
    Espero que você gosta da leitura :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Sempre quis ler esse, acho que vou ler em breve, assim que consegui-lo. (:

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.