HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] Orgulho e Preconceito- Jane Austen

Orgulho e PreconceitoTítulo: Orgulho e Preconceito 
Autora: Jane Austen
Editora: Ediouro
Páginas: 147
Classificação: 5/5 

Sinopse: Um retrato fiel, divertido e inteligente da sociedade inglesa do início do séc. XIX. Os costumes, o amor, a condição da mulher, os preconceitos e o casamento são abordados de maneira simples e engenhosa neste livro, considerado uma das primeiras comédias românticas da história e uma obra-prima da literatura universal.

Resenha: É possível escolher um livro favorito para toda vida? Para mim isso é possível e o livro em questão é Orgulho e Preconceito. Jane Austen é minha autora favorita e muitos leitores do blog já me pediram resenha desse livro incrível! Pois agora, depois de tanta demora, a resenha está aqui.

Sra. Bennet é uma mulher que sofre dos "nervos" e a tarefa de encontrar um marido para cada uma das cinco filhas não é algo fácil mas, ela não mede esforços o que as coloca em situações bastante constrangedoras. A narrativa se passa em uma Inglaterra do século XIX onde bailes, cortejos e uma boa etiqueta eram costumes. As diferenças entre classes sociais pesava muito, principalmente no momento de se encontrar o pretendente certo. No entanto, apesar das dificuldades financeiras, Sra. Bennet, sempre muito escandalosa, faz seu trabalho da melhor maneira possível: jogando suas filhas na frente de jovens solteiros.


“É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, possuidor de uma grande fortuna, deve estar em busca de uma esposa.”

As filhas mais belas e inteligentes são: Jane e Elizabeth, também chamada de Lizzy. Jane é doce e tímida, já Lizzy é extrovertida, gosta de ler, dançar, conversar e não tem "papas na língua". Lydia e Kitty são as filhas escandalosas que vive dando risinhos e gritinhos, principalmente na frente de homens. E, por fim, Mary é a mais tímida e quieta de todas, preferindo a companhia dos livros e do seu piano a ter que dançar. E Sr. Bennet é o chefe de família mais calmo que já vi. Apesar de viver com seis mulheres, ele consegue manter a serenidade e não esconde sua preferência por Lizzy.



A rotina dessa família muda completamente com a chegada de dois jovens a Netherfield: Sr. Bingley, carismático, educado e alegre e Sr. Darcy, sério, carrancudo e orgulhoso. Ambos são melhores amigos há tempos e o melhor: são ricos e solteiros. Vocês já podem imaginar a reação enlouquecedora da Sra. Bennet ao saber da notícia, já podendo sonhar com o casamento deles com alguma das suas filhas....rs
"A principal ocupação de sua vida era casar as filhas, e seu passatempo eram as visitas e os mexericos."

As apresentações formais são feitas durante o baile de boas vidas onde toda cidade está presente. Bingley logo mostra um forte interesse por Jane, dançando com ela em todos os momentos possíveis e olhando para ela nos momentos restantes. Já Darcy cria uma inimizade por Lizzy ao dizer que ela não é bonita o suficiente para ele (o preconceito fala mais alto nesta hora). E a partir daí Lizzy o despreza de todas as formas possíveis, no entanto, com o tempo, um sentimento inesperado começa a surgir entre eles. Será que eles conseguirão deixar o orgulho e o preconceito que sentem para viver uma linda história de amor?
“Eu perdoaria sua vaidade se ela tão facilmente não tivesse ferido a minha.”



Lizzy não admite se casar por interesse e vê em Darcy o pior candidato possível. Já Darcy, muito rico, só aceita a possibilidade de casar com alguém que seja do seu mesmo nível social. No entanto, o amor entre eles é incontrolável  e lindo. É tão bom acompanhar o desenvolvimento lento e natural desse sentimento que, de tão imprevisível, surpreende quando todos descobrem. 

Várias reviravoltas também acontecem com a chegada do primo Collins, que ameaça a segurança da família Bennet, assim como a chegada dos militares e com eles o Sr. Wickham que também disputa o coração de Lizzy. 
"- Sim, a vaidade é, sem dúvidas, uma fraqueza. Mas o orgulho... Onde houver uma autêntica superioridade mental, o orgulho sempre terá os seus direitos."

A escrita da Jane é incrível e sarcástica. Além de criticar a sociedade da época em que vivia, ela cria personagens que, mais tarde, ficariam eternizados. Como não odiar o Darcy nesses momentos de frieza, para depois não se apaixonar por ele quando sua capa de orgulho cai? O romance é lindo demais, mostrando que um amor puro e verdadeiro é possível existir. Além disso, durante a leitura, damos boas risadas com as respostas afiadas de Lizzy, ficamos indignadas com a falta de modos de Lydia e Kitty e torcemos para que os jovens apaixonados tenham um final feliz. 

Eu adoro esse livro e já o li milhares de vezes. Também já li o livro em inglês e assisti o filme inúmeras vezes. Ainda não consegui ler todas as obras da autora, mas sou fã da sua escrita. A leitura é muito agradável e desperta a vontade de viver neste século para aproveitar os bailes e cortejos! Recomento a leitura desse livro de olhos fechados e espero que todos vocês possam se render à narrativa da Austen e aos encantos de Darcy *----*
"Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente."

Trailer do Filme


Curiosidade...

Orgulho e Preconceito ganhou, ano passado, uma ótima adaptação baseada na Webserie The Lizzie Bennet Diaries! Você pode ler a resenha clicando aqui.










37 comentários:

  1. Já li esse livro e simplesmente amei. É um livro bem tocante e bonito. Está entre os meus favoritos.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Esse livro é puro amor né?! *---*
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  2. Oláá!
    Já ouvi falar mto mto desse livro e tenho mta vontade de ler (inclusive tenho o livro, mas ainda não li). Minha lista tá enorme e ele com certeza será um dos próximos.
    Super amei a resenha, aumentou ainda mais a minha curiosidade.
    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      O tempo é o inimigo de nós leitores... é tão difícil conseguir ler todos os livros da estante!
      Espero que você goste da leitura :)
      Beijos

      Excluir
  3. Que demais Bá!
    Tenho duas amigas que são super loucas por esse livro e pelo Darcy, e eu fico lá boiando. Quero muito ler, mas, ai, é uma confusão para saber qual ler antes...
    Adorei a resenha e todo esse sentimento que você colocou nela! Ah, preciso pedir emprestado logo, haha.
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Re, acho que você vai gostar!! E o melhor, você não vai mais boiar rs ;)
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Bárbara,
    Também gosto da escrita de Jane Austen e “Orgulho e Preconceito” possui uma trama encantadora e surpreendente que lhe envolvi do inicio ao fim.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela escreve muito bem Marla!!
      Beijos e obrigada pela visita :)
      Beijos

      Excluir
  5. Minha irmã tem esse livro, por causa da sua resenha eu vou roubar dela hahaha zoa.
    Adorei a resenha, me deixou com vontade de ler o livro <3

    http://umviciadoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que horror, não roube hahaha
      Espero que você goste!
      Um abraço

      Excluir
  6. Eu confesso que minha relação com esse livro não é das melhores, eu não gosto muito de romances, mas os clássicos sempre rolam, porém comecei a ler orgulho e preconceito e minha leitura não fluiu de jeito nenhum, então acabei colocando ele no meu desafio literário desse ano, espero que eu consiga chegar ao final, mas é tudo culpa do Mr. Darcy que me irritou!


    Conheci seu blog agora, gostei e já estou seguindo!

    Se quiser conhecer o meu blog também, só dar uma passadinha no
    Estandy Books - A Estante da Andy


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andy,
      É difícil encontrar alguém que não tenha gostado do livro, mas te entendo. O Darcy faz cada coisa que me deixava chateada, mas é impossível não se apaixonar por ele e acho que, quando você ler, isso vai acontecer com você também :)
      Já vou conhecer o seu! Obrigada e volte sempre!!
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Bárbara!

    Adorei a resenha! Todo mundo fala muito bem das obras da Jane, principalmente esta. Mas eu não tenho vontade de ler porque não curto isso de... "romances de época", sabe? :/

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Jhonatan? Poxa, mas entendo.
      Que bom que você gostou da resenha :)
      Um abraço

      Excluir
  8. Oi..
    O filme é lindo e o livro me parace, bem interessante. Adorei sua resenh, parabéns!!

    Mil bjos e um bom feriado,
    http://www.dmulheres.com.br/2015/04/look-poa.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sheyla!!
      Se você gostou do filme vai adorar a leitura também!!
      Beijos e um bom feriado para você também!!

      Excluir
  9. Achei irônico eu acabar de ver esse filme e ao entrar aqui no blog dar de cara com esta resenha (risos). Porém, quando o vi passando já estava na metade, mas deu para ver que é muito bom, já tinha visto algumas resenhas sobre o livro e o achei convidativo.

    Sucesso!

    http://sessentaenovecontossecretos.blogspot.com
    [++++18]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pablo,
      O livro é ótimo e a sua adaptação para o cinema ficou muito boa!
      Obrigada e sucesso para você também!
      Um abraço

      Excluir
  10. Olha, eu nunca li o livro, mas assisti ao filme ahahaha :)
    Já leu Jane Eyre?Tive que ler pra faculdade e apesar de meio paradinho, também curti ehehehehe


    beeijos ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Não acredito nisso!!! =o
      Tenho muita vontade de ler Jane Eyre, mas ainda não tive oportunidade...
      Obrigada pela dica :)
      Beijos

      Excluir
  11. Oi Barbara!
    Acredita que eu nunca li um livro dessa autora? Os filmes eu já assisti alguns, mas os livros não kkkk

    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla,
      Os filmes são muito bons também, mas incomparáveis ao livros *---*
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  12. Esse livro <3 eu não me canso dele. Volta e meia releio. Deve ser o livro que mais li na vida. Amo as várias versões cinematográficas, televisivas, a websérie também. Sua resenha só me deixou com vontade de ler novamente hahaha! Eu sempre retorno a essa história e me apaixono sempre. Os personagens são tão encantadores, tão bem elaborados... Você viu a minissérie da BBC de 1995? Eu amo de paixão. Gosto muito do filme, é um dos meus favoritos, mas acho a minissérie mais completa, com mais informações e detalhes. Bjos!

    http://sonhos-empoeirados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que esse é o livro que eu mais li na vida!!!
      Vi sim e, apesar do filme ser lindo, a minissérie é bem mais completa!
      Beijos!

      Excluir
  13. Oiii Bá, tudo bem??? Eu ainda não consegui tirar um tempo para ler esse livro, mas ele está na minha lista. Comprei a versão bilíngue em uma promoção no submarino e quero ver se tiro um tempo para ler =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih,
      Espero que você goste da leitura assim como eu!!!
      Beijos!

      Excluir
  14. Olá,
    Quero muito ler esse livro e conhecer o trabalho dessa autora transcendental! A história parece ser incrível, só me falta mesmo é oportunidade de ler. Outro que quero é O Diário de Lizzie Bennet, que é uma releitura que muito me deixou curiosa.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês,
      Acho que você vai gostar bastante de ambos os livros!! :D
      Beijos

      Excluir
  15. Oi Bárbara!!
    Simplesmente necessito ler Jane Austen.Só vejo elogios aos livros dela,principalmente Orgulho e Preconceito.Li o início do livro pra saber se ia me acostumar com a escrita e me surpreendi por achar a linguagem até bem tranquila pelo período em que foi escrito.
    Mal posso esperar pra ler todos os livros da autora :)
    Achou o filme fiel ao livro?
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A escrita da Jane é ótima mesmo!
      Achei o livro bem fiel, na medida do possível. Algumas mudanças, durante a adaptação são inevitáveis, mas o longa me agradou bastante!!
      Um abraço

      Excluir
  16. Oi Bárbara,
    Ja faz tempo que penso em ler esse livro,mas acabo não fazendo. Agora com a sua resenha, acho que não escapo mais! Parabéns pela resenha.

    Beijos.

    http://estante-da-ana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Obrigada, espero que você se encante durante a leitura :)
      Beijos

      Excluir
  17. Amiga amei saber sua opinião sobre esse clássico aclamado. Pretendo ler no máximo em junho desse ano e espero ser envolvida assim como tantas pessoas que admiro foram.
    Também pretendo comprar esse filme para ver assim que finalizar a leitura, acredita que nunca vi para não tirar a graça do livro!!!???
    Enfim parabéns pela escolha do seu livro favorito e pelas várias releituras. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga,
      Te admiro por ainda não ter visto o filme, assim a leitura fica cheia de surpresas :)
      Espero de verdade que você goste e se encante pela escrita da Jane!!
      Beijos!

      Excluir
  18. Oi querida,
    Infelizmente somente assisti o filme até o momento da Austen. Achei ele interessante e peculiar, mas quero muito mesmo e ler o livro pois eles sempre tendem a ser melhores ne?
    Beijo
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel :)
      Geralmente os livros são melhores mesmo quando comparados com os livros. Espero que você goste da leitura!!
      Beijos!

      Excluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.