HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


O Brasileiro lê?


Pensei em como começaria esse post e nada melhor do que através de dados. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro mostrou que o brasileiro lê quatro livros por ano, sendo que apenas duas são concluídas. No entanto, essa informação para nós leitores é um tanto quanto uma surpresa, afinal temos contato diariamente com vários leitores. Quantos livros as editoras não vendem por mês? Quantos blogs, canais literários e afins não existem? Ouso dizer que muitos, porém, somos a minoria. E daí surge a pergunta: por que o brasileiro não lê?

Acredito que boa parte dos leitores recebeu alguma influência na infância, seja ela familiar e/ou escolar, mas fato é que nós sabemos que ainda existem problemas na educação de base do nosso país. Além das questões de falta de professores, escolas e acesso à educação que, infelizmente ainda atinge nosso país, o “despertar o interesse” na criança nem sempre é eficaz. Se a semente não for plantada neste momento, a situação só tende a piorar. Como um adolescente terá vontade de ler Vidas Secas se não alimentou o gosto pela leitura? E, mais que isso, como uma pessoa que não recebeu essa semente irá plantar nos filhos a mesma?

Isso vira um ciclo vicioso e, quando vemos, os livros são cada vez mais substituídos pelos filmes, jogos e televisão. Não que eu ache essas atividades algo ruim, muito pelo contrário, sou viciada em filmes e se deixar vou ao cinema todo final de semana, mas é necessário que não se exclua uma pela outra e sim adicione. Quem nunca ouviu a frase: "Não vou ler o livro, o filme já vai ser lançado no cinema". Pois é, isso é muito comum...

Outro ponto que surge no meio desses questionamentos é o que é considerado leitura de qualidade. Não vou entrar muito nesse assunto, porque até hoje há discussões em universidades sobre isso, mas acredito que tudo tem um começo e o importante é começar por algum lugar. Seja por leituras em quadrinhos, os best sellers internacionais ou pelos clássicos brasileiros. Leia o que te faz bem, mas nunca feche sua mente para novas opções.

Devemos  buscar a cultura nacional e internacional também. A leitura nos incentiva a "ser um ser pensante". Começamos a criar o poder crítico e ficamos mais preparados ao interagir em qualquer círculo social. Devemos ler mais. Ler livros, jornais, artigos e reportagens. A vida é tão curta e acho que temos que aproveitar cada momento. Busque o que te faz bem, mas não se feche ao conhecimento, pois ele é tudo o que temos e que ninguém poderá nos tirar.


Dica!

Tenho visto algumas repercussões sobre esse tema, então resolvi trazer para vocês alguns links bem bacanas. Se você quer saber mais sobre esse assunto não deixe de conferir!!

A biblioteca do colégio se transformou em uma forte aliada para a meta de KiraReportagem sobre uma menina brasileira de 13 anos que está disposta a ler 500 livros em um ano.








Vídeo do canal literário, CabineLiterária, com participação da famosa booktuber Tatiana Feltrin. Esse vídeo é super bacana, vale a pena conferir!!



Espero que vocês tenham gostado desse post. Vou tentar trazer mais temas atuais para compartilhar com vocês por aqui!! 
Não esqueça de deixar um recadinho :)

Um beijo,



Postado por: 

26 comentários:

  1. O Brasileiro lê pouco, isso é um fato. Porém, estamos melhorando gradativamente. Há uns bons 60 anos, tínhamos uma parcela enorme de analfabetos Esse número está caindo. O hábito da leitura se ganha com o tempo. Imagino que uma nova pesquisa feita daqui alguns anos terá um resultado bem mais animador.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Concordo com você, o hábito de leitura se ganha com o tempo mesmo, mas o difícil é começar. Vamos torcer para que o resultado melhore :)
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei o post Bá, e concordo com você adicionar e não escolher isso ou aquilo, porque de um jeito ou de outro tudo é importante!
    E que doideira essa garota ai quer ler mais livros em um ano do que eu li na minha vida... Se forem fininhos até vai, mas não sei não. Pode até prejudicar os estudos, pois imagina, não sei se pra você é assim, mas eu me viro nos trinta, com escola, blog, atividades físicas esporádicas, filmes, séries e algumas outras coisas que não são de primeira necessidade, rs, mas que são boas para relaxar e que eu gosto. Essa garota só deve estar estudando e lendo! Por mais que eu ame o contato com os livros, até isso em demasia deve enjoar alguma hora.
    Beijos amiga, adorei o post,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re!!
      Que bom que você gostou :)
      Pois é, não sei se no caso dela é saudável, pois temos que ter equilíbrio em tudo na vida. Ler sim, mas há muitas outras atividades na vida pela qual devemos dedicar nossa atenção, não é mesmo?
      Beijos!

      Excluir
  3. Oiii Bá, tudo bem??? isso é complicado mesmo sabe. E digo mais: Muitos adultos tendem a reclamar dos adolescentes que não leem, mas eles mesmos não fazem isso. Pude ver de perto isso aqui na feira. Os adultos vinham, traziam os filhos e até compravam livros para os pequenos. Mas você acha que eles davam o exemplo comprando para si? Que nada. Até brincamos dizendo que iamos fazer a campanha: filhos tragam seus pais para a feira.
    Incentivo é importante, mas o exemplo, é mais importante ainda.
    Eu faço parte do grupo que as vezes prefere ver o filme do que ler o livro. Mas isso, pq não consigo ter tempo para ler tudo o que gostaria. E porque acho que certos temas funcionam melhor na tela do que nas páginas. Mas aí é um caso. Eu continuo lendo. Complicado mesmo, é quando só querem conhecer a história se tiver o filme :P
    Ler é tão estranho, que olha o que me acontece. Eu estou sempre com um livro na mão. E quando alguém vê isso, pergunta: Você está estudando?
    Como se ler só servisse como obrigação. Pq eu leria por prazer não é mesmo? Vai explicar para essas pessoas, kkk.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih, tudo bem!
      Pois é, o exemplo é tudo. Os pais precisam incentivar os seus filhos, mas se não começar a mudança por eles mesmo, nada adianta... =/
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Flor!
    Na minha opinião o Brasileiro em geral lê muito pouco, eles tem muita preguiça e sim, entre um filme e um livro, a opção mais usada é o cinema por assim dizer, mas também não podemos generalizar, pois tem uma parcela significativa de pessoas que amam ler e leem muito! Nós que vivemos esse mundo, encontramos pessoas que leem muito! Pena que não é uma grande maioria! Amei o post!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/05/resenha-suspeitos-robert-crais.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula,
      Sim, não podemos generalizar e por isso fiquei tão assutada com esse resultado. Nós blogueiros temos tanto contato com leitores que é difícil acreditar nisso...
      Que bom que você gostou do post :)
      Beijos

      Excluir
  5. A maioria dos brasileiros não lê por pura e simples preguiça , eles acham muito mais comodo ir a um cinema ou comprar um filme do que pegar o livro e ler . Antes eu também não lia muito , mais agora já estou lendo de mais ( quanto mais melhor kkk) . Talvez pelo fato de descaso do ser humano que acabamos por ficar sem a preciosa leitura , se isso reflete em um acaba refletindo em todos . Mais e uma grande pena que muitos deixam de ler para jogar video game ... estão perdendo o que a de melhor e que vai ajudar muito em nossas vidas *-*
    Bjnhs

    http://karoline-o-meu-melhor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karoline,
      Acho que assistir um filme e jogar vídeo game não é um problema. Eu, inclusive, adoro jogar quando posso, mas o problema está em excluir uma atividade pela outra. A cultura não pode ser deixada de lado...
      Obrigada por sua opinião :)
      Beijos

      Excluir
  6. Só sei que não é pelo preço dos livros, porque tem sebos, livros de banca, promoções para caramba. Quem gosta e quer ler dá um jeito.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tainan,
      É verdade, é possível encontrar livros com um preço bacana... Sem falar nos ferias onde podemos trocar os livros.
      Beijos

      Excluir
  7. Olá,
    Existe uma cultura bem triste relacionada a literatura com os brasileiros. Muitos possuem o hábito de leitura, isso é verdade, mas muitas coisas erradas são passadas também. Essa coisa do filme mesmo, não repreendo quem assiste filme, mas é como você disse, um hábito não anula o outro, mas sim complementa.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Inês! Temos o mesmo pensamento. Devemos adicionar atividades, mas não as excluir.
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi, Bárbara!
    Esse é um tema que está gerando muita polêmica mesmo.
    Aqui na blogsfera e nas redes sociais o que mais vemos é leitores, no nosso círculo de amizade. Mas, quando voltamos ao mundo real, que olhamos ao nosso redor, percebemos que a realidade é um bem diferente, e de fato existe mesmo poucos leitores.
    Concordo com seu ponto de vista de que para criar leitores é essencial plantarmos a semente desde a infância. Infelizmente, não aconteceu isso comigo. Tomei gosto pela leitura já na adolescência, mas o importante é que eu comecei e que agora é parte fundamental da minha vida.
    Adorei o post.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    Sorteio de caneca personalizada de A Culpa é das Estrelas. Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana,
      Também não tive a semente plantada em mim rs, mas como você busquei a leitura e hoje ela faz parte da minha vida :)
      Beijos!

      Excluir
  9. Oie,
    infelizmente o Brasileiro ainda lê muito pouco, mas confesso que as coisas estão melhorando, principalmente os nacionais, que antes eram excluídos e difamados, hoje já são bem aceitos por muitos.

    Espero realmente que em breve tenhamos um pais melhor, com mais leitores e pessoas dispostas a apreciar a literatura.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Vamos torcer para que isso aconteça. O país só tem a ganhar!!! :)
      Beijos

      Excluir
  10. Amiga esse assunto "dá pano pra manga" como se diz e com certeza é muito importante a reflexão. Também vivo me perguntando onde essas pesquisas são feitas porque conheço muita gente que lê e ainda acho que esse número de livros lidos por ano pelo brasileiro é muito baixo. Mas levando em conta todos os problemas apontados por vc, a questão da educação no país e o incentivo à leitura esse número de quatro livros por ano pode ser entendido sim.
    Penso também que o incentivo ao uso das bibliotecas deveriam ser mais incentivadas, assim o acesso a leitura não dependeria apenas de dinheiro.
    Enfim cada pessoa deveria fazer sua parte nessa busca de um mundo com mais leitores críticos e empolgados.

    Parabéns pelo post, amei e aguardo os próximos!!!
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga,
      Acredito que o incentivo ao uso de bibliotecas seria realmente muito bom. Mas aí vem a questão dos clássicos. Nem sempre a biblioteca terá os títulos atuais, mas sim Machado de Assis, por exemplo. É preciso que o adolescente goste de ler para ler Machado espontaneamente!
      Obrigada amiga!!! :)
      Beijos

      Excluir
  11. Oi Barbara,
    Acho que o maior problema é exatamente o que vc mencionou: a falta de incentivo. Se uma criança nao aprende a gostar de ler, quando for adolescente nao vai conseguir encarar um Machado da vida. E aí, a pior coisa que acontece é a leitura por obrigação...
    Mas acho que o Brasil tem evoluído nessa questão, principalmente com os jovens. Hj nao se pode falar que o jovem nao lê e isso é motivo para nos orgulharmos.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,
      Também acho que o país tem evoluído, mas ainda temos um longo caminho a percorrer!!
      Um abraço!

      Excluir
  12. Oi Barbara, acho que o brasileiro lê pouco mas está melhorando as condições de ensino ou melhor, as pessoas estão tendo mais acesoa a isso do que antigamente, não querendo dizer que a qualidade do que eles leem será melhor. Mas é algo do tipo, eu leio muito mas também não pratico atividade física alguma. Sempre tem algo que a gente deixa de fazer. Eu gostaria de ter tempo e vontade para fazer de tudo um pouco.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice,
      Entendi seu ponto de vista e concordo. O acesso está aumentando e isso é o importante!
      Também passo por esse problema e acho que sempre algo do gênero irá acontecer, afinal nosso tempo é bem corrido rs.
      Beijos!!

      Excluir
  13. Oi Bá,
    Adorei o post!
    Acredito que as grandes produções cinematográficas oriundas de obras literárias incentivem um diminuto movimento ao livro, seja por curiosidade ou vontade de se aprofundar no assunto. De qualquer forma ainda é muito tímido este caminho. Como frisou, é muito mais difícil despertar o interesse na vida adulta se não teve um estímulo anterior.

    Grande beijo ;)

    Ligia Ortiz
    Autora de "Nas Proximidades do Amor"
    www.ligiaortiz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida,
      Que bom ver você por aqui :D
      Pois é, eu não recebi esse estímulo e demorei muito para entrar no mundo da leitura. Outro ponto importante que vei em minha mente agora é o depois de adquirir este hábito. Muitos não entendem nosso interesse pela leitura e questiona quando vamos comprar mais um livro.
      No entanto, tivemos muitas melhores no país e vamos torcer para que melhore cada vez mais!!!
      Beijos!

      Excluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.