HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] Cidades de Papel- John Green

Cidades de PapelTítulo: Cidades de Papel 
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Ano: 2013
Classificação: 4/5

Sinopse: Cidades de Papel - Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma.
Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte.
Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia.

Resenha:  É sempre um prazer ler a narrativa cheia de humor e de diálogos inteligentes do John Green e com este livro a experiência não foi diferente.
“A gente ia ser feliz, a gente ia ser um do outro, a gente ia .. ia… ia… E não foi.”


Quentin é o típico personagem loser (como alguns gostam de chamar), ou seja, ele é o jovem inteligente, certinho e invisível do colégio, mas isto não o impede de guardar o amor secreto pela bela e popular Margo. Os dois se conhecem desde a infância, época em que brincavam juntos, mas o tempo passa e seus interesses tão distintos os separam. Bem, isso até a misteriosa aparição de Margo na janela do quarto do garoto no meio da noite.

Com o convite de ter uma noite de acertos de contas, ela convida Quentin para uma aventura: ele teria que pegar o carro dos pais e ajudar a jovem a completar uma lista de “vingança” daqueles que se diziam seus amigos.

Quebrar as regras nunca foi seu forte, mais o jovem não consegue dizer não e segue para a noite que seria uma das melhores de sua vida. Nessas poucos horas juntos ele quebrou mais regras do que em toda sua vida e é muito divertido acompanhar os quase 100 ataques cardíacos que ele tem ao longo da noite. No entanto, o surpreendente é que ele se sente feliz. Seria pelas aventuras nunca vividas ou pela presença da jovem?

Resultado de imagem para cidades de papel filme

Agora todos pensam que depois desse dia tudo mudaria e Quentin, finalmente, teria uma chance com a garota popular, certo? Errado. No dia seguinte ela some, não sem antes deixar pistas para seu mais novo e velho colega.

A partir daí o livro ganha um toque de mistério que me fez devorar as páginas. Além disso, como eu disse antes, os diálogos entre Quentin e seus outros amigos loser são engraçadíssimos. Morri de rir em algumas passagens!

"Eu queria interromper o xixi, mas é claro que não consegui. Mijar é como ler um livro bom: é muito, muito difícil parar depois que você começa."

No entanto, sendo uma completa romântica, o que mais chamou minha atenção foi a determinação do Quentin em encontrar Margo, mesmo depois de todos (inclusive os pais dela) desistirem. Seu amor só aumenta a cada pista encontrada, e ver sua agonia em demorar tanto para desvendar o mistério só me deixava ainda mais apreensiva. Fato é que Margo sempre foi um mistério, o que contribuiu para eu ler bem rápido o livro e descobrir o que tinha por trás disso tudo.

"Em algum lugar eu paro e espero você."

Confesso que eu esperava mais do final, mas isso não atrapalhou em nada nessa incrível obra do John. Ao terminar a leitura fiquei com a sensação de que precisava ler mais sobre Quentin e Margo, precisava rir mais com os amigos nerds, mas o ensinamento que tive ao longo dessas páginas valeu a pena. A vida não é feita só aparências, fama e popularidade. Precisamos nos dedicar a fazer cada minuto do nosso dia valer a pena de forma que se possa olhar para passado e ver tudo de bom que foi feito. Caso o contrário, a nossa vida se torna igual as cidades de papel: "existe por existir". Será que estamos valorizando nossa existência? Será que estamos deixando nossa marca no mundo de forma a fazermos a diferença? Deixo essa reflexão com vocês. 

E, se ficaram curiosos para mergulhar nesse romance recheado de reflexões, humor e mistérios embarque também na leitura de Cidades de Papel!
Ps. A diagramação está ótima, mais um trabalho caprichado da editora Intrínseca.  Recomendo!!

"A cidade era de papel, mas as memórias, não. Todas as coisas que tinha feito ali, todo o amor, a pena, a compaixão, a violência e o desprezo estavam aflorando em mim."

Gostaram da dica? Já leram este livro? Deixe um recadinho :)

Assista ao trailer do filme!

Não sei vocês, mas a notícia do filme me deixou muito contente, além de ter gostado bastante da escolha dos personagens! Confira o trailer abaixo!!






31 comentários:

  1. Oi Barbara,
    Cidades de Papel é um dos meus livros preferidos do John Green. Gosto mto da forma de ver o mundo da Margo, e do impacto que ela causa na vida certinha do Q.
    E como sempre, o john sempre consegue misturar a reflexão com o humor, além da narrativa fluída, então não tem como nao aproveitar a leitura.
    Estou bem curioso para ver como vai ficar o filme.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,
      É verdade, o impacto da Margo na vida do Q foi grande e gostei de acompanhar isso.
      Vamos torcer para que a adaptação para o cinema fique boa!
      Um abraço

      Excluir
  2. Oi Bá, tudo bem??? Confesso que não sou a maior fã do autor. Tentei ler A Culpa, mas desisti nas primeiras páginas :P
    Depois adquiri Quem é Você Alasca, mas acabei trocando por outro que queria mais. Definitivamente, acho que não era para lê-lo, heheh
    Mas o trailer desse filme ficou bem legal e eu fiquei com vontade de assistir :)
    Vai que me animo desta vez né??? Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih!!
      Espero que você se anime sim! A escrita do John é tão divertida e sarcástica que vale muito a pena ser lida! :)
      Beijos

      Excluir
  3. Nas resenhas de "Cidades de Papel" sempre vejo o povo reclamando que o livro tem uma parte bem chatinha, mas na sua resenha vi um lado mais diferente da história (que fiquei bem interessada por sinal!) Devo tentar ler até o lançamento do filme, que o seu trailer é bem legal!

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana,
      Que bom que consegui mostrar outro lado da história! Espero que você goste e boa leitura!
      Beijos

      Excluir
  4. Oie,
    eu sempre fico na dúvida se vou ou não gostar deste livro. Todo mundo fala que é um pouco cansativo, mas ainda tenho vontade de ler para ter uma opinião sobre ele.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vanessa,
      As opiniões sobre ele são bem divididas mesmo, mas dê uma chance! Depois quero ver sua resenha no blog!! :)
      Beijos

      Excluir
  5. Oii...
    Adorei esse livro! Ele é incrível, né?
    Não vejo a hora do filme chegar!
    Bom final de semana.
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Facebook | Instagram | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A leitura de Cidades de Papel é ótima, vamos esperar ansiosas o lançamento do filme :)
      Obrigada e bom final de semana para você também!
      Beijos

      Excluir
  6. Olá!

    Confesso que não sou fã do Green por causa da Culpa é das Estrelas, porém, achei essa resenha bem interessante... pode ser que eu leia

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila,
      Espero que eu tenha conseguido despertar seu interesse!!
      Beijos e bom fim de semana :)

      Excluir
  7. Oi, Bárbara!
    Vim retribuir sua visita! Obrigada por sua presença lá no meu blog. Eu nunca li nada do John Green, confesso que tenho uma certa desconfiança e resistência por acreditar que o estilo do autor não combina muito comigo. "A Culpa é da estrelas", livro de maior sucesso dele me assusta por ser trágico e eu não gosto desse tipo de leitura.
    Por isso nunca tive curiosidade de conhecer o trabalho do autor, talvez um dia eu mude de ideia e leia "Cidades de papel". :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa,
      Eu te entendo e às vezes temos essa sensação, mas espero que um dia você tenha oportunidade de ler e goste da escrita do John!!
      Beijos

      Excluir
  8. Bárbara querida fico feliz que vc tenha apreciado essa leitura. Mas assim como a Rafaelle falou no comentário ai em cima, também não li nada dele mas pretendo assim que possível.
    Vi o trailer a algum tempo e achei legal e sobre a reflexão que vc propõe no fim do seu texto ... Com certeza se todos nós pensássemos mais nessa questão nossas vida teriam mais sentido e o mundo seria muito melhor.
    Beijos e ótimo fim de semana!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Espero que você goste da escrita do autor e possa ter uma leitura tão proveitosa quanto eu tive!!
      Beijos!!

      Excluir
  9. Oi Bárbara!
    Muita gente implica com esse livro, mas eu também adoro :)
    Porém, diferente de você, eu amo o final. Acho que o começo dele é meio enroladinho, mas tudo compensa por aquele final. Acho que não termos todas as respostas e ficarmos pensando é parte da beleza do livro ;)
    Ansiosíssima pelo filme!
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Concordo com você sobre termos a chance de pensar no final, por isso adorei A Culpa é das Estrelas, mas eu gostei tanto de Cidades de Papel e queria mais no final! rs
      Somos duas ansiosas pelo filme então!!!
      Beijos

      Excluir
  10. Oi, Bárbara! Cidades de Papel foi o segundo livro que eu li do John Green e que só aumentou a minha paixão por esse autor. Gosto muito da escrita do Green e também dos personagens que ele desenvolve. Amei esse livro e estou ansiosa para conferir a sua adaptação. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabrielle,
      A adaptação está sendo desejada por muitos!! Que chegue logo o lançamento :D
      Beijos

      Excluir
  11. Tenho esse livro na minha estante, na minha enorme fila de espera para a leitura. Gostei da resenha, pretendo dar uma chance para ele.

    http://www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tainan,
      Dê uma chance sim, a escrita do John é incrível!!
      Beijos

      Excluir
  12. Oi Bárbara!!
    Realmente amei esse livro!!
    Sei que muitas pessoas não gostaram dele,mas é um típico livro do John Green com aquela dose de humor na medida certa;Tá certo que o final realmente poderia ter sido mas a história em si foi um prazer ser lida :)
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudio,
      É verdade, o humor que o autor cria em suas obras é na medida certa!!
      Um abraço

      Excluir
  13. Eu nunca li nada do John Green por ter essa implicância com ele dos livros de mesma formula. As pessoas falam que não, mas eu sempre fico com a impressão de que os livros são parecidos. Acho que eu meio que cansei um pouco de livros YA, tô dando um tempo neles e o John eu não faço de quando, ou se, vou ler.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,
      Eu te entendo, às vezes cansamos de um gênero mesmo. Espero que, se você voltar a ler YA tenha boas experiências!!:)
      Beijos!

      Excluir
  14. Já li vários livros do John mas confesso que não consegui me identificar com esse, como consegui me identificar com "Quem é você Alasca" e "Teorema de Katherine".Mas já estou com saudades de uma leitura estilo John Green.

    Abraços
    http://livrosgold.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, pelo contrário, não me identifiquei com a leitura de Teorema de Katherine rs.
      Um abraço!

      Excluir
  15. Olá Bárbara
    Cidades de Papel é o meu livro preferido , li o livro a algum tempo e não me lembro da frase "A gente ia ser feliz, a gente ia ser um do outro, a gente ia .. ia… ia… E não foi” e eu gostaria de saber em qual pagina se encontra para que eu possa grifa-la em meu livro . Tem como você me ajudar por favor?
    Beijos , e obrigada pela atenção .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Biah,
      Poxa, dessa vez vou ficar te devendo... Eu não anotei a página e como o livro foi emprestado não posso procurar para você... =/
      Beijos!

      Excluir
  16. Oii, Cidades de Papel é um dos meus livros e filmes favoritos também. Gosto bastante do John Green. Enfim, adorei o seu blog e já comecei a seguir para acompanhar tudo a partir de agora.
    Também tenho um blog e ele é novo, então se poder me puder me ajudar também e ir lá dar uma olhadinha, ficarei muito grata e feliz!
    Beijo. sonaorepareabagunca.blogspot.com :D ♥

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.