HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Sonhar Casamento #1] A Origem do Casamento


O casamento é uma das tradições humanas mais antigas e disseminadas pelo mundo, mas será que ele sempre existiu? Não há muitas informações sobre a origem do casamento, mas acredito que ele sempre existiu. Como o jornalista Marcelo Sacrini diz, “sua origem pode estar relacionada com a origem do próprio homem e a sua busca irracional pela perpetuação da espécie.”. É claro que os conceitos de casamento eram completamente diferentes dos dias atuais, mas a ideia de união pode se dizer que era semelhante, pelo menos até o estabelecimento da monogamia.

As primeiras formas de casamento eram vistas como ferramentas de manutenção de relacionamentos entre grupos sociais (o famoso casamento arranjado) e foi apenas em 1140 que o Decreto Graciano trouxe a permissão do consentimento da união por livre e espontânea vontade. É claro que os casamentos arranjados continuaram, principalmente na Europa Medieval com o intuito de manter alianças e estreitar laços entre as famílias.

A partir de 1836, na Europa, o casamento deixou de ser um ato exclusivamente religioso, passando ser possível a união civil, e não religiosa, ou, ainda, que pessoas não católicas ou de outras religiões se casassem de acordo com seus próprios preceitos.

Dessa forma, o casamento não é mais associado apenas à imagem do cristianismo, pois é possível notar que agora ele também é visto como uma ação, contrato, formalidade ou cerimônia que deve ser realizado para estabelecer uma união conjugal.

A Origem dos Símbolos do Casamento

A Aliança

A aliança, como um círculo sem começo e fim, representa a eternidade do amor e a escolha do dedo anelar esquerdo vem da crença de que, nesse dedo, passa uma veia ligada diretamente ao coração.
(Fonte: Google Imagens)


O Buquê

Na Idade Média, era comum a noiva, ao lado de uma comitiva, fazer a pé o trajeto até a igreja. No caminho, ela recebia flores, ervas e temperos e os juntava nas mãos. Alguns acreditam que isso tudo era uma tentativa de espantar a inveja. No século 14, nasceu o hábito de jogar o buquê para as convidadas, uma forma de retribuir toda a sorte desejada aos noivos.
(Fonte: Google Imagens)
O Vestido e o Véu

A suntuosidade do casamento da rainha Vitória fez do branco a cor oficial dos vestidos e véus. Antes de 1840, as noivas usavam qualquer tom, até vermelho e preto. 


(Fonte: Google Imagens)

A Grinalda
O acessório é utilizado para distinguir a mulher das outras convidadas do casamento. Tradicionalmente, a grinalda tem a forma de uma coroa e é símbolo de status e de riqueza. 


(Fonte: Google Imagens)
Do Lado Esquerdo

É medieval e está relacionada a questões de segurança e proteção. Com a noiva à esquerda do homem o lado direito do noivo ficava livre para que ele pudesse puxar a espada e lutar contra quem tentasse roubar a sua mulher. 

(Fonte: Google Imagens)
O Arroz

O ato de jogar arroz, tido pelos orientais como um símbolo de fertilidade há mais de 2 mil anos, é utilizado para o casal gerar herdeiros. O ato de jogar arroz nos recém-casados também é uma tradição chinesa, que tem mais de quatro mil anos. No país, o arroz era símbolo da fartura e jogá-lo nos noivos era o mesmo que desejar abundância ao casal. 
(Fonte: Google Imagens)
Marcha nupcial

Foi no casamento da filha da rainha Vitória, que popularizou o uso do vestido de noiva branco, que essa canção foi tocada pela primeira vez. A marcha foi composta especialmente para a ocasião, em 1842, pelo músico Felix Mendelssohn. Ainda hoje, a canção é famosa e é a escolha de muitas mulheres para a cerimônia.
(Fonte: Google Imagens)
Bem-casado

O doce simboliza a união eterna do casal, além de ser uma maneira de agradecer aos convidados pela presença. 

(Fonte: Google Imagens)


Carregar a noiva no colo na noite núpcias

A tradição surgiu no Oriente, com o objetivo de evitar que a noiva tivesse contato com qualquer tipo de energia negativa ao iniciar a vida de casada.


(Fonte: Google Imagens)



Algo velho, novo, emprestado e azul

O ditado inglês diz que, para ter sorte no casamento, a noiva deve usar "something old, something new, something borrowed and something blue", ou seja, algo antigo, algo novo, algo emprestado e algo azul.
(Fonte: Google Imagens)

A brincadeira de hoje é: O que será indispensável no meu casamento?

  • Grinalda
  • Chuva de Arroz
  • Bem- Casado
  • Algo velho, novo, emprestado e azul

Há várias outras curiosidades, mas eu não quero que esse post fico longe demais rs. Se você quer saber mais sobre esse assunto acesse os links da fonte abaixo. 

E, se você gostou do primeiro episódio do Sonhar Casamento, fique ligado aqui no Versos e Notas porque vou trazer muita coisa boa!!

Ps. Vocês podem deixar nos comentários dicas de posts que vocês gostariam de ver por aqui, combinado? 


Grande beijo,


16 comentários:

  1. Amiga que legal essa postagem. Como vc sabe já sou casada, mas quando estava noiva ficava fazendo pesquisas e imaginando como poderia ser minha festa (até fizemos vários orçamentos) mas acabamos decidindo não fazer festa e viajar na lua de mel. Foi ótimo, só me arrependo de não ter feito um book de fotos temático. Mas ainda estamos em tempo, quem sabe nas próximas bodas!!???
    Algumas informações eu já sabia, mas foi ótimo revê-las aqui. Parabéns pela pesquisa!!!

    P.s. Sobre a pergunta que vc fez, acredito que uma das coisas indispensáveis no seu casamento será a Grinalda!!!??? Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Line!!
      Sei como é amiga, ficamos com o orçamento muito apertado, mas aos poucos as coisas estão se encaminhando :)
      Faço isso sim, é muito bom ter fotos para recordar!! ^^
      Humm, Grinalda? Será??? No final do ano eu conto ;)
      Beijosss

      Excluir
  2. Oi, barbara como você esta?
    eu também acho que o que não vai falta é a grinalda.
    mais discordo de duas coisas para o cristão católico o
    branco sempre representou a pureza e também é sinal da pureza da noiva, por isso sempre se pediu que a noiva no casamento usa-se o vestido brando, o relato mais antigo que se tem é do mito de Himeneu o deus grego do casamento.
    bom a união monogâmica já era praticado no Egito antigo sendo previsto em estatuto ou contrato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wallace!
      Tudo bem e com você?
      Então, é difícil afirmar isto, mas me parece que inicialmente o rito era usar branco que caiu em desuso lá pelo século 18 para retornar no século 19. Inclusive, a autora brasileira Carina Rissi relatou isso em seu livro "Encontrada" ao nos descrever que no século 18 as noivas usavam vestidos coloridos e com bastante brilho. Bem, isso são relatos, mas serve como curiosidade ;)

      Mais um que vota em Grinalda! No final do digo conto pra vocês.. rs
      Abraços

      Excluir
  3. Oi Bá!
    Eu já conhecia várias dessas histórias, mas as que eu mais gosto são a da aliança e a do buquê, hahaha.
    Bom, você é muita fofa e também tem cara de ser bastante tradicional, por isso eu escolheria grinalda, porém acredito que irá usar apenas o véu e um penteado lindo. Então, como sei que você também gosta muito de romances, e todo bom filme de romance tem isso, vou ficar com CHUVA DE ARROZ <3
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re!!
      Também adoro a história da aliança! ^^
      Bem, você já me conhece bastanteee e no final do ano conto como foi o casamento e digo a resposta certa :)
      Beijosss

      Excluir
  4. Olá, Báh!
    Que postagem maravilhosa *0* Sério! Fiquei encantada! Com certeza tirou várias das minhas dúvida e detalhes que eu não sabia! Adorei mesmo e até fiquei sonhando acordada haha Seu casamente será maravilhoso! Amei o post e já anseio pelo próximo! Parabéns, amiga!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Arrasou na postagem!! Que coisa mais fofa. Achei a do buquê bastante legal, devia ser uma cena e tanto a noiva caminhando e as pessoas desejando coisas boas e a ideia de retribuição... sensacional.
    Amei!
    Beijos e que venha novembro! rs <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Quel!
      Também pensei nisso, que cena deveria ser.. rsrs.
      Que venha novembro!! uhull
      Beijoss

      Excluir
  6. Oi, BAhzinha!
    *---* Adorei esse post. E menina não sabia da história das alianças! Que romântico e muito simbólica mesmo! Na verdade a maioria das coisas é novidade para mim e goste de conhecer mais.

    Sobre a resposta para as perguntas, pelo pouco que te conheço você parece bem tradicional quando a questão é casamento. POderia dizer que todas as opções seriam indispensáveis, mas já que é uma opção só eu escolho "(Véu) grinalda".

    Bjux.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      Quando eu li sobre a história das alianças fiquei encantada!! Que bom que você gostou!!
      Sim, eu sou tradicional mas... quem sabe? Como eu falo pro meu noivo: "Sou tradicional, porém original"! rsrs
      Beijos

      Excluir
  7. Bááááá, adorei a postagem =D
    Não sabia de nada disso hahaahha. Mas é bem aquilo né? Como seguimos tradições, sem saber o motivo delas :P
    Chuva de arroz com certeza não terá na minha festa de casamento kkkkkk. Aqui é abundância, mas vai que os deuses pensem que o motivo era outro? hahahahhaha
    Acho que no seu casamento o que não vai faltar é a grinalda. Você vai ficar linda <3
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih!!
      Não é? Temos que saber o significado antes de seguir uma tradição..
      Obrigada, querida! Que assim seja!
      Beijos

      Excluir
  8. Oi, Bahzinhaaaaaa

    Que postagem mais cheia de amor! <3
    Não sabia a maioria das simbologias. Mas uma que eu sabia e que eu quero muito ter no meu casamento é "algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul"! E acho que isso será indispensável pra você. Não é algo que as noivas costumam fazer aqui no Brasil, mas eu acho bem clássico e me apaixonei por esse costume desde que vi em um filme!!! Espero que eu acerte! Hahahahhaha

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami!!
      Essa moda americana está chegando aos poucos aqui no Brasil, mas será que vou escolher para o meu casamento?? rs
      Beijos querida

      Excluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.