HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] A Ilha dos Dissidentes- Bárbara Morais

Título: A Ilha dos Dissidentes 
Autora: Bárbara Morais
Editora: Gutenberg
Páginas: 306
Ano: 2013
Classificação: 5/5 


Sinopse: SER LEVADA PARA uma cidade especial não estava nos planos de Sybil. Tudo o que ela mais queria era sair de Kali, zona paupérrima da guerra entre a União e o Império do Sol, e não precisar entrar para o exército. Mas ela nunca imaginou que pudesse ser um dos anômalos, um grupo especial de pessoas com mutações genéticas que os fazia ter habilidades sobre-humanas inacreditáveis. Como única sobrevivente de um naufrágio, ela agora irá se juntar a uma família adotiva na maior cidade de mutantes do continente e precisará se adaptar a uma nova realidade. E logo aprenderá que ser diferente pode ser ainda mais difícil que viver em um mundo em guerra.



Resenha:  A distopia é narrada em primeira pessoa pela personagem Sybil Varuna que vive em Kali, uma zona da constante guerra entre seu país União e o Império. A menina de 16 anos foi criada em uma casa de órfãos pela senhora Vovó Clarisse e, apesar de ter recebido amor e carinho seu sonho é conseguir sair da cidade e não entrar para o exército.



Quando Sybil finalmente tem a chance de fugir da guerra, para ser refugiada, uma incrível descoberta surge mudando totalmente seu destino: ela é uma anômala. 

Depois de ter sido a única sobrevivente do naufrágio do navio Titanic III, Sybil passou por uma série de exames que constataram que a menina era, de fato, uma anômala, ou seja, apresenta mutações genéticas que conferem a ela habilidades especiais.

― Agora que sabe da sua condição, evite ao máximo se aproximar dos humanos normais. Mantenha conversas apenas com oficiais e pessoas do seu tipo. ― Ele se levanta, não parecendo mais simpático. ― Só faça qualquer outro contato com autorização. Não se meta em problemas.

Essa descoberta muda totalmente o destino da menina e ela é transferida para uma cidade destinada apenas aos anômalos chamada Pandora, ganhando uma família adotiva. Em Pandora, os moradores vivem igual a população normal, mas a diferença é: eles aprendem e desenvolver e controlar seus poderes.

A nova vida de Sybil é bem diferente da anterior. Pandora é uma cidade limpa, segura e a população tem acesso à água e a comida com diversidade. Além disso, a nova família da menina é ótima para ela e os novos amigos são muito receptivos. Ela nunca poderia ter imaginado uma vida melhor, mas toda essa tranquilidade muda quando ela menos espera. 

Os mistérios surgem desde o início da narrativa: Qual o motivo da guerra entre a União e o Império do Sol que já dura há anos? Por que os anômalos são isolados do restante da população precisando usar roupas amarelas e viver em cidades especiais? Por que os anômalos são cadastrados pelo governo e precisam de autorização para sair de sua cidade? Mas, a onda de mistérios se intensifica quando Sybil entra para a tão almejada turma de TecEsp- Estudos Avançados de Técnicas Especiais.

Aparentemente, todos os alunos da escola querem uma vaga nessa aula e essa disputa chega a criar brigas e rivalidades. Mas, o motivo de tanto interesse Sybil não sabia explicar. Até chegar seu primeiro dia de aula...

São três regras muito simples: você não diz para ninguém o que se passa por aqui. Você não faz alarde que é parte desta turma. E você sempre respeita os outros membros. Se você descumpri-las, sua vida vai virar um inferno, certo?

A partir daí, o livro ganha um ritmo acelerado de acontecimentos prendendo o leitor até a última página. E o que acontece depois? O leitor fica parado, olhando para a página, totalmente extasiado, pelo menos foi assim que eu me senti.

A ilha dos dissidentes é o primeiro volume da trilogia Anômalos da autora Bárbara Morais, publicado pela editora Gutenberg. As folhas são amarelas e a capa, linda por sinal, tem tudo a ver com a história.

Ao terminar a leitura eu fiquei com muito gosto de quero mais. São tantos mistérios em uma história tão boa que desde então conto os dias para o lançamento do segundo volume. Recomendo de olhos fechados, principalmente para quem curte distopias. Sem falar que é literatura nacional!!! 

― Cidades especiais. ― A voz grave do professor me assusta e tenho um sobressalto. Andrei me segura pelo braço, para me acalmar. ― Cidadãos especiais. Técnicas especiais. Se nós somos tão especiais, por que estamos presos aqui?

O lançamento do próximo livro da trilogia, A Ameaça Invisível, já tem data de lançamento: será na Bienal do Livro em São Paulo no dia 23/08 às 14hrs no estande da editora. 

Divulgação da Capa do próximo volume



7 comentários:

  1. Olá =).
    Eu acompanho o trabalho da Bárbara no NUPE, mas ainda não tive oportunidade de ler o livro dela. Entretanto vontade nunca me faltou! Quero ler um dia.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim!! Como você já acompanha o trabalho da Bárbara, acredito que irá gostar do livro. É uma ótima distopia :)
      Beijos

      Excluir
  2. Bem diferente das distopias que eu estou acostumada, parece ser muito bom.
    http://aposasreticencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que era um livro nacional, nossa que máximo. Além disso amei sua resenha e fiquei louca para ler, adoro distopias. Vou correndo add no meu skoob para não esquecer. Assim que a trilogia estiver toda lançada pretendo investir e ler seguido. Enquanto isso acompanho sua opinião.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Aline, é um livro nacional e de ótima qualidade. Também pensei em esperar o lançamento dos três para ler em sequência, mas minha curiosidade não permitiu rs.
    Recomendo!! :)

    ResponderExcluir
  5. Li esse livro recentemente e também adorei! O livro é simplesmente incrível e a capa é linda, bem diferente dos livros nacionais.
    Muito boa sua resenha (não tinha parado para pensar no porque da guerra entre a União e o Império do Sol. Fiquei mais ansiosa pela continuação com essa nova dúvida!)!
    Beijos
    http://porummundocommaispaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.