HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] O Homem mais inteligente da História- Augusto Cury

        O Homem mais inteligente da História
Sinopse: O homem mais inteligente da história é fruto de 15 anos de estudos e pesquisas. Considerado por Augusto Cury a obra mais importante de sua carreira, este é o primeiro volume de uma coleção que vai abalar nossas convicções e transformar nossa visão do personagem que julgávamos conhecer tão bem.
Psicólogo e pesquisador, Dr. Marco Polo desenvolveu uma teoria inédita sobre o funcionamento da mente e a gestão da emoção. Após sofrer uma terrível perda pessoal, ele vai a Jerusalém participar de um ciclo de conferências na ONU e é confrontado com uma pergunta surpreendente: Jesus sabia gerenciar a própria mente?
Ateu convicto, Marco Polo responde que ciência e religião não se misturam. No entanto, instigado pelo tema, decide analisar a inteligência de Cristo à luz das ciências humanas. Ele esperava encontrar um homem simplório, com poucos recursos emocionais. Mas ao mergulhar na inquietante biografia de Jesus presente no Livro de Lucas, suas crenças vão sendo pouco a pouco colocadas em xeque.
Para empreender essa incrível jornada, Marco Polo vai contar com uma mesa-redonda composta por dois brilhantes teólogos, um renomado neurocirurgião e sua assistente, a psiquiatra Sofia. Juntos, eles irão decifrar os sentidos ocultos em um dos textos mais famosos do Novo Testamento.
Os debates são transmitidos via internet e cativam espectadores em todo o mundo - mas nem todos estão preparados para ver Jesus sob uma ótica tão revolucionária. Agora os intelectuais terão que lidar com seus próprios fantasmas emocionais e encarar perigos que jamais imaginaram enfrentar.



Título: O Homem mais inteligente da História |Autor: Augusto Cury|Editora Sextante |Páginas: 272|Ano: 2016 |Classificação: 4/5 |Livro cedido em parceira com a Editora| SKOOB

Resenha: O que faz um ateu convicto se tornar cristão? Esse fato aconteceu com o autor do livro O Homem Mais Inteligente da História ao iniciar sua pesquisa sobre a inteligência de Jesus.


Eis uma resenha difícil de ser escrita. Minhas expectativas em relação ao livro O Homem Mais Inteligente da História estavam muito altas e de fato a leitura foi muito interessante. Com sua escrita detalhista e rica em poesias filosóficas, Augusto Cury nos surpreende, mais uma vez, ao compartilhar conosco um dos seus maiores trabalhos de vida: a pesquisa sobre a inteligência de Jesus Cristo.

Ao longo da leitura vamos acompanhar a história do personagem Marco Polo, um psiquiatra ateu que é desafiado a estudar a personalidade de Jesus. Para isso, ele cria uma mesa-redonda composta por dois cientistas ateus e dois religiosos: Dr. Alberto é um padre do Vaticano, Dr. Thomas é um professor de teologia de Harvard, Dr. Michael é um cientista ateu e Marco Polo, nosso protagonista em questão. E para gerenciar a mesa temos uma colega de trabalho do Marco Polo, a Sophia, também uma cientista que apesar de não seguir nenhuma religião acredita em Deus.

O início do livro é dedicado quase que exclusivamente ao Marco Polo. O autor nos apresenta a vida desse personagem, onde já temos a oportunidade de conhecê-lo melhor o que vai ser fundamental para o restante do livro.

Passados alguns capítulos, a mesa-redonda finalmente ganha vida e é nesse momento que uma enxurrada de teorias, informações diferentes, questionamentos e análises são feitas sobre Cristo a partir do estudo do livro do evangelista Lucas. Os debates rapidamente ganham o conhecimento da população e começam a ser transmitidos ao vivo pela internet para todo o mundo. Ao mesmo tempo que diversas pessoas ficam interessadas nos estudos, alguns ficam um tanto quanto perturbados e isso fica claro quando situações muito estranhas começam a acontecer com os integrantes da mesa os colocando em perigo. E dessa forma vamos nos prendendo à leitura sempre com uma nova expectativa sobre o que estaria por vir.

Sobre o tema do estudo, eu achei incríveis as primeiras impressões que os personagens construíram após os primeiros estudos e percebi que ainda sei muito pouco sobre o evangelho. Devemos não apenas lê-lo e apreciá-lo. Devemos estudá-lo, destrinchar todas as palavras, pois cada um dá abertura a vários ensinamentos diferentes.

Esse livro é assim, repleto de reflexões e algumas descobertas e acredito que irá surpreender alguns leitores, sejam eles cristãos ou ateus. Sou cristã e gostei muito de mergulhar mais a fundo na leitura do livro de Lucas e confesso que fazer isso, ora sob o olhar científico, ora sob o olhar filosófico gerou uma experiência bem diferente em mim.


Contudo tenho apenas uma resalva para fazer. Alguns capítulos narram sonhos dos integrantes da mesa-redonda. Isso porque alguns deles, em certo momento, começam a sonhar com passagens do evangelho, como se estivessem vivenciando as cenas. No entanto, esses capítulos são ficção. Alguns detalhes destacados, acredito eu, foram a forma como o autor Cury criou para aproximar o leitor da magnífica história de Jesus. Ainda não sei o que pensar sobre esses capítulos, o livro em si é uma ficção, uma vez que há personagens fictícios, como os estudiosos mencionados acima. Enfim, achei bem interessante a narrativa desses capítulos, mas acho que precisamos ter certo cuidado ao falar do Personagem mais incrível, perfeito, bondoso e inspirador que já pisou na Terra.

De forma geral, o livro me agradou bastante e foi o que eu imaginava: uma leitura repleta de ensinamentos, análises reveladoras e personagens com os quais possamos nos identificar em algum momento. Foi impossível passar um capítulo inteiro sem destacar pelo menos com trecho que se tornou importante para mim porque os livros do Augusto Cury são assim: uma verdadeira aula sobre como devemos controlar nossas emoções e como devemos nos tornar o protagonista de nossa existência. É gratificante ler todos esses ensinamentos e pretendo reler o livro, assim que puder, para assimilar mais os aprendizados que realizei ao longo da leitura.

O Homem Mais Inteligente da História é um livro que prende nossa atenção e nos faz mergulhar em pensamentos e críticas talvez até então nunca vistos. Certamente será uma leitura surpreendente para uns, reveladora para outros e gratificante para mim. Ele contará com mais alguns livros onde o autor discorrerá sobre mais análises sobre a mente de Jesus e já estou ansiosa para conferir essas pesquisas.



A diagramação está muito boa. Não encontrei erros de revisão, as folhas são amareladas e a letra está em um bom tamanho. Essa é mais uma boa dica de leitura de livro nacional de um autor cujos livros já foram publicados em mais de 60 países.


“- Muitos empregados querem ser empresários, muitos empresários querem ser políticos, muitos políticos querem ser reis, muitos reis querem ser deuses, mas para espanto das ciências humanas, o único homem que foi chamado de filho de Deus queria ser humano.”

E se você já leu, me conte qual foi sua experiência de leitura!


Um beijo e até a próxima!

20 comentários:

  1. Oi Bárbara! Puxa, nunca li nada do autor, mas agora fiquei com vontade, parece ser um livro lindo que nos refletir bastante! Gostei da indicação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Sim, nos faz refletir bastante mesmo. Que bom que gostou da indicação! Espero que goste da leitura :)
      Beijos

      Excluir
  2. Oie,
    já tinha visto o livro, mas confesso que ele não me chama atenção.
    Quem sabe em outro momento

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Canal no youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      Deixa na listinha. Talvez no futuro você tenha o interesse despertado.. ;)
      Beijos

      Excluir
  3. Olá, Bárbara.
    Que bom que gostou a ponto de reler o livro mais para frente. Eu infelizmente não gosto de livros do gênero, e nunca li nenhum livro do autor. Então acho que não leria ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      Eu não reli não, essa foi a primeira leitura que fez dele, rs.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá Bárbara, tudo bem?
    Ainda não li esse livro, mas parece ser muito bom, amei a resenha.
    Já li outros livros do Augusto Cury, e é um autor que recomendo.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Esther! Tudo bem e com você?
      Também recomendo esse autor, os livros dele são bem interessantes, né?
      Que bom que gostou da resenha. Espero que tenha oportunidade de ler o livro :)
      Beijos

      Excluir
  5. Amiga gostei demais da sua resenha. Já li alguns livros do Augusto Cury e geralmente sinto como se estivesse em uma palestra aprendendo a cada palavra. Não conhecia esse livro, mas achei muito interessante. Assim como vc também penso em me dedicar mais ao evangelho ... Mas ainda não coloque em prática. Enfim fico feliz que esse livro tenha contribuído com mensagens positivas para sua vida.
    Beijos

    P.s. Também gostei das foto. Beijos
    Leituras, vida e paixões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito amiga. E a melhor coisa que tenho feito é ler mais o evangelho <3
      Beijos

      Excluir
  6. Olá, Báh!
    Confesso que livros assim não chamam minha atenção apesar do tema ser interessante, de certa forma. Pelo visto nos trás muitos ensinamentos e eu, como católica, gostei de ver que as leituras acerca de Jesus fez um ateu crer. Ótima resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nath!
      Obrigada. Os ensinamentos nos faz refletir e é ótimo!
      Beijos

      Excluir
  7. Olá!

    Já li este livro, e estou no volume 2 "O homem mais feliz da história".
    É inacreditável o que este livro nos traz à cada página, reflexão pessoal; espiritual; social e com certeza todos deveriam ler.
    Super indico.

    Beijos, Báh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tive oportunidade de ler o segundo, mas estou super curiosa!
      Beijos

      Excluir
  8. Bom dia querida. Amei sua resenha. Também senti a mesma impressão que você, quando você diz:...Enfim, achei bem interessante a narrativa desses capítulos, mas acho que precisamos ter certo cuidado ao falar do Personagem mais incrível, perfeito, bondoso e inspirador que já pisou na Terra. Muito coerente sua colocação. O livro é ótimo mesmo mas devemos ter cautela em absorver certos ensinamentos em alguns momentos. Parabéns. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabiana!
      Que bom que você gostou. Achei necessário destacar esse fato porque é um terreno muito, muito, delicado.
      Obrigada!
      Beijos e volte sempre

      Excluir
  9. Olá Barbara, tudo bem? Gostei muito da sua opinião em relação ao livro, comprei e estou ansiosa para começar a ler. Sou muito católica, será que vou gostar?

    ResponderExcluir
  10. Ótimo livro e ótima resenha

    Como teólogo me chama atenção a escrita analítica científica...Como nem tudo é perfeito vale ressaltar que contém muitas conjecturas sendo assim devemos tomar cuidado com fictício e o real

    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  11. Olá Barbara, tudo bem.
    O livro é excelente, pois analisa a mente de Cristo pelo âmbito científico e não pela fé, e o que nos surpreende é que descobrimos coisas fascinantes sobre o homem Jesus, sobre Maria.
    muito bom de fato.

    ResponderExcluir
  12. Li o livro em 2 dias,maravilhoso!!
    A narrativa feita sobre Lucas, nos leva ao desejo de buscarmos com mais profundidade a leitura,entrar na história e pesquisamos mais.A incógnita é:Essa história da mesa redonda é verídica?

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.