HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] Sombras do Medo- Camila Pelegrini

Sombras do MedoTítulo: Sombras do Medo 
Autora: Camila Pelegrini
Editora: Arwen
Páginas: 291
Ano: 2015
Classificação: 4/5
Livro Cedido em Parceria com a Autora
Sinopse: Em um futuro pós destruição em massa, provocada pelas guerras humanas e desastres naturais - para os quais os humanos também contribuíram grandemente - o mundo é dividido em 5 grandes regiões. Em cada uma delas vivem ordinários e singulares, pessoas com ambições completamente diferentes. Estes dominam o mundo. Aqueles tentam tão somente sobreviver.
E ao viverem dessa forma, a bondade beira à extinção. O caos reina em seu lugar, despertando forças malignas que há muito esperam para serem alimentadas.
A maior guerra de todos os tempos finalmente começa e a humanidade já se encontra em desvantagem.
E em meio a tanto ódio e destruição, será o amor capaz de afastar as Sombras do Medo?

Resenha:  “Sombras do Medo” é uma mistura de distopia e fantasia que traz um mundo futurista onde a Terra é cercada por sombras, medo, crueldade e desigualdades. Já não há mais o verde das plantas, não há mais água e alimentos em abundância e o que resta é contar com a compaixão do próximo. O que você faria nessa situação? Compartilharia os últimos recursos da Terra ou os monopolizaria?
O maior medo do homem se concretizou: a Terra já não resiste mais as incansáveis devastações, poluições e descuido e agora os recursos disponíveis para a vida humana não são suficientes para todos. Por consequência, um homem chamado Arthur divide a área “boa” em 5 grandes capitais e é nesse momento que dois grupos são formados: os singulares e os ordinários. Os singulares fazem parte de um grupo seleto que vive tranquilamente nas capitais, desfrutando os últimos recursos da Terra. Os ordinários, por outro lado, são os menos favorecidos, os excluídos que se submetem diariamente às condições precárias de vida. Eles trabalham de sol a sol, resistindo à fome e sede constante. Esses fatos demonstram claramente o mundo distópico criado pela autora, mas logo a história ganha um “q” de fantasia quando, estranhamente, os ordinários começam a desaparecer.

Gritos são ouvidos seguidos de desaparecimentos. Seriam os singulares criando um novo método de castigo? Até poderia ser, não fosse o fato dos ordinários começarem a ter pesadelos assustadores quase todas as noites e é dessa forma que Anabele e a mãe vivem: cercadas por muito trabalho ao longo do dia e por pesadelos terríveis durante a noite.

“Nem mesmo nos sonhos parecia encontrar sossego (...). Tinha pesadelos em que a Terra, com tudo o que há nela, era engolida pela escuridão. Nessas ocasiões, acordava desesperada, como se uma sentença de morte houvesse sido decretada sobre todos e agora fosse só questão de tempo até que o carrasco chegasse.”

Anabele é uma ordinária que apesar de sua vida triste sempre coloca as necessidades do próximo acima das suas. Prestes a fazer 21 anos, porém, ela começa a lidar com novos sentimentos ao conhecer o forasteiro Henry. Apesar de todos gostarem dele, ela sente que existe algo de estranho nele e, por isso, vive acalmando seu coração que insiste em pular do peito sempre que o vê.

“Havia finalmente notado seus sentimentos. Eram intensos e isso a preocupava. Intensidade gerava expectativas, e expectativas geravam decepções. Não sabia se estava prepara para sair de sua zona de conforto.”

Henry guarda um grande segredo que pode mudar completamente a vida de todos, mas ao conhecer Anabele ele esquece todas suas obrigações e só pensa em desfrutar a paz que exala dela. E é em meio a esse fim de mundo que um romance se inicia, como se fosse possível uma flor nascer em solo infértil. No entanto, os desaparecimentos continuam e a partir daí surge a possibilidade de uma união entre singulares e ordinários contra o autor dos sumiços. Será que isso seria possível?
“Ordinários queriam a sobrevivência. Singulares queriam o mundo para si. Tinham propósitos muito diferentes.” 


Não vou falar mais porque o bacana desse livro são os mistérios presentes e as surpresas que nos pega desprevenidos. A narrativa é fluida, a leitura é rápida e o capricho da editora está visível na diagramação. As folhas são amarelas e o início de cada capítulo tem a imagem da criatura presente na capa cuspindo fogo o que é bem bacana. Porém, senti um pequeno incômodo com esse efeito, pois a fumaça é escura e fica em cima do texto, dificultando um pouco a leitura. Porém, isso só acontece no início de cada capítulo.  

“― Não acho que existam pessoas completamente ruins ou completamente boas, Ane. Nós podemos optar por qualquer um desses lados.”

A mistura entre distopia e fantasia que a autora criou foi genial e ela conseguiu fazer uma crítica ao homem e sua ganância desenfreada. Senti uma angústia ao perceber que os fatos narrados poderiam ser muito bem verdade e na mesma hora notei o quanto o ser humano é sortudo por ainda ter uma linda natureza que insiste em permanecer alegrando-o. Qual é o limite da ambição? Qual o limite do interesse próprio? Do egoísmo? Não quero presenciar isso, mas de uma coisa eu sei: sem amor, a única coisa que nos resta são as sombras, o vazio, a escuridão e um medo que pode tanto nos levar a lutar quanto o medo que pode nos consumir completamente.

Deixo aqui meu agradecimento à autora Camila Pelegrini pela parceria e confiança. Foi um prazer conhecer sua escrita e me deixar levar pelas reflexões que “Sombras do Medo” causou em mim. Indico a leitura aos fãs de distopia, aos fãs de fantasia, mas acima de tudo, a você que como eu concorda que o homem precisa parar antes que seja tarde demais e percamos nossa amada Terra.

 “O medo, como bem sabia ela, era capaz de fazer uma pessoa reagir, lutar, mas em uma diferente intensidade, era também capaz de tornar alguém tão inerte quanto um poste.”

21 comentários:

  1. Parece uma história interessante sim, eu leria. Fantasia é um gênero complicado, o autor pode se perder e ficar tudo muito irreal, mas quando entramos na história aí sim, fica tudo mais bacana de se ler.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re!
      Acho que em todos os gêneros um autor pode se perder e é preciso muito cuidado durante a criação da obra. Mas, a Camila fez um bom trabalho nessa mistura de fantasia e distopia! Curti e indico!
      Beijoss

      Excluir
  2. Oi, Bah!
    A premissa parece interessante, embora bem clichê. Essa coisa de mundo separados pelo bem e o mal... é típico. Mas distopias são sempre legais.
    Não gostei da capa... =/

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      Esse tema já virou clichê mesmo, mas o diferencial é a fantasia no meio da história! ;)
      A capa tem tudo a ver com o enredo, mas confesso que gostava mais da anterior..
      Beijoss

      Excluir
  3. Oi Bá, tudo bem?
    Eu tenho este livro na versão antiga :3
    O livro é muito bacana mesmo e a autora fez uma boa junção de gêneros <3
    E é realmente triste, que se a gente parar para pensar, a história do livro não está tão distante da nossa realidade :(
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih!
      Pois é, não está nada distante e isso é assustador, viu!
      Beijos querida

      Excluir
  4. O que mais me impressiona e mais me atrai na distopia é exatamente essa vibe de pensar que tudo o que está sendo narrado pode ser real, que tudo pode realmente acontecer. Eu adorei a premissa desse livro e, realmente, quero muitoooo lê-lo!
    Parabéns por dar espaço à literatura nacional aqui no seu cantinho!
    Adorei o seu blog e estou te seguindo. Aguardo sua visita!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada! É um prazer divulgar a literatura nacional que tem tantos autores incríveis!!
      Vou passar no seu blog agora mesmo!
      Beijos

      Excluir
  5. ue lindona!
    Adorei a resenha, e fico mt feliz por ter curtido a história <3

    Beijos!
    Obrigada pela parceria lindaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ca!
      Obrigada pela parceria! Amei conhecer seu livro :)
      Beijos <3

      Excluir
  6. Oi amigaa!
    Então, como já estou bem acostumada com as suas resenhas, haha, e sei o meu gosto literário, não creio que Sombras do Medo se tornaria um dos meus livros favoritos, mas acho que até gostaria dele, seria uma boa leitura "passatempo". Vou adicionar no Skoob, pelo menos, haha, pois eu amo distopias, e, se a fantasia é boa, ótimo.
    Eu entendo totalmente o que você quer dizer com a "ganância e ambição do ser humano", e acho muito legal que a autora tenha exposto isso em uma obra! Realmente, acho que todos precisam pensar mais para onde esse caminho da ganância acabará nos levando.
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re!
      O Sombras não se tornou um livro favorito da vida, mas gostei bastante da escrita da autora e da ideia genial que ela teve ao introduzir fantasia em uma distopia. Acho que vale a pena ler, amiga!
      Beijos

      Excluir
  7. Ameeeei a resenha, Bah! Adoro este tipo de distopia, nunca me canso de lê-las!
    Já está adicionado na wishlist!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alicinha!
      Que bom que gostou. Depois me conte o que achou :)
      Beijos

      Excluir
  8. Realmente a proposta pode, sem sombra de dúvidas, se concretizar em um futuro não muito distante. Já especulam que a próxima grande guerra vai ser iniciada por conta dos recursos naturais, como a água, né? Eu não duvido!
    Nunca li uma distopia nacional e fiquei bem interessada por essa. Não pareceu tão inovadora assim, pois acho que ela fica limitada por causa do gênero, mais fiquei bem interessada!!!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami!
      Essa é a primeira distopia nacional que leio e gostei. Vale a pena!
      Beijosss

      Excluir
  9. Olá, Báh!
    Achei interessante a premissa do livro. Distopia misturada com fantasia ADORO! São meus gêneros favoritos. Ainda mais com os mistérios e o desenvolvimento da história... Quero! Adorei sua resenha, amiga!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nath!
      Achei muito bacana a mistura que a autora fez e é uma boa pedida pra quem é fã dos gêneros! ;)
      Obrigada, linda!!
      Beijos

      Excluir
  10. Amiga que resenha maravilhosa, já tinha lido algumas quando o livro ainda estava com a capa antiga (ainda não decidi de qual gosto mais) mas só agora ficou claro o que posso esperar da leitura.
    Tenho certeza que gostarei da história quando tivera oportunidade de ler, se eu soubesse que era tão interessante tinha aproveitado para comprar na promoção do feriado feita pela editora, onde todos os livros do catálogo estavam por 9,90+frete. Enfim na próxima eu compro.
    Fico feliz que você tenha lido e gostado, com certeza essas reflexões que as distopias nos levam a fazer nos chamam atenção para a mudança de comportamento que ainda é possível, antes que as previsões dos autores aconteçam. Tenho fé que apesar dos absurdos cometidos pela humanidade não chegaremos a essas realidades distópicas.
    Beijos amada. Ótima semana!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Line!
      Eu prefiro a capa antiga, apesar que essa está mais relaciona à história.
      Também tenho fé que não chegaremos a esse ponto, mas confesso que as coisas no mundos estão ficando bem estranhas..
      Beijos queridaa

      Excluir
  11. Oi, Bah!
    Sou fã de distopias e fantasias, então imagina o que senti ao ler esse livro, que mescla tão bem esses dois universos literários. Adorei as críticas sociais presentes no livro e construção dos personagens!
    Abraço!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.