HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[RESENHA] A Costureira - Kate Alcott


Título: A Costureira

Autora: Kate Alcott

Editora: Geração

Páginas: 376

Ano: 2013

Classificação: 5/5
 

Sinopse: 1912. Tess Collins, independente e orgulhosa, não suporta mais limpar as salas de estar e as privadas da alta burguesia francesa e britânica. Seu grande talento é para a costura, e ela aspira a uma vida nova como estilista - mas sabe que o sistema de classes inglês dificilmente lhe dará chance para isso. Assim, ao saber que um imenso transatlântico partirá para os Estados Unidos, Tess vê sua grande chance de subir na vida. Ainda mais quando, por um golpe de sorte, consegue emprego como serviçal da famosa lady Duff Gordon, uma das maiores estilistas da época. Mal sabe ela que essa viagem, iniciada de forma tão auspiciosa, entrará para a história como o maior desastre marítimo de todos os tempos: o naufrágio do Titanic.

 
Resenha: Tess Collins é mais uma dessas moças pobres que precisam trabalhar para ajudar a família. Seu pai a ensinou a servir, nunca ponderar ou levantar a voz para seu superior, mas a sua mãe lhe ensinou a costurar, acreditava que a filha seria muito mais do que eles foram.  Tess tem certeza que não nasceu para ficar arrumando camas e tendo que aturar o filho da patroa que não entendia que ela não é um brinquedo. No dia da partida do maior navio construído até então, ela resolve largar e arriscar tudo. Mas como ela entraria naquele navio?



 
- Não vou arruinar minha vida - sussurrou. – Vou transformá-la para melhor.
 
 
 
Lady Duff Cordon, uma estilista reverenciada, estava prestes a embarcar no Titanic, porém ainda tinha um problema a resolver: sua empregada não viria. Não sabia se por sorte ou azar, uma garota, que se apresentou como Tess, se ofereceu para lhe acompanhar e se tornar sua empregada. Ela deu o emprego a menina, já que esta rapidamente mostrou que também tinha habilidades para costura e tendência a lealdade.
 
 
Para Tess, a viagem quase foi mágica, conheceu dois homens que irão mudá-la para sempre. Jack Bremerton é um ricaço, mas isso não o faz menosprezar os outros; devido a ocorrência de um evento em que se levantou a favor de Tess e de alguns breves encontros, a jovem empregada começa a ter algumas esperanças bobas (na minha opinião, a apaixonite dela é boba, não tinha muito motivos. Mas tentei levar em consideração que a forma que ele a tratou, fez com que ela o admirasse.) Do outro lado da sociedade, temos Jim Bonney, um jovem marinheiro que deseja uma nova vida nos Estados Unidos; ele é super atencioso, mas bem centrado e não se deixa iludir pela alta sociedade (Gosto muito dele. Não sei o porquê, mas gosto de personagens simples, acabam nos passando muito mais lições que os outros).
 



 
- Boa, garota, mostre a eles quem você é – disse o marinheiro com gentileza.
 
 
 
 Contudo, todos esses personagens têm suas vidas completamente mudadas com o naufrágio (A narração desse evento é emocionante e perturbadora. É bem difícil se colocar na situação, ainda mais sabendo que o real foi muito pior). Muitas coisas aconteceram nos botes salva-vidas (os quais não eram suficientes), as classes foram nitidamente consideradas e a coragem de muitos foram colocadas a prova.
 
 





 
-[...] Ele sobreviveu, por que não podia deixar a coisa assim? O que há de errado em sobreviver?
- Muita coisa, talvez.
 
 
 A chegada ao Estados Unidos, não foi bem como haviam planejado no início da viagem. Um inquérito espera a todos os homens, já que consideravam as mulheres fragilizadas demais para depor. Todos inicialmente queriam saber como aconteceu o acidente, mas o inquérito acabou mostrando que havia mais, havia uma desumanidade e uma frieza incalculável por trás das mortes.



 
 - O senhor disse que ouviu gritos? Gritos agonizantes?
- Sim.
 
 
                 
“A Costureira” é um livro que mexe comigo não por causa da parte emocional, mas por causa das críticas à sociedade e à natureza humana. Ele fala sobre sobrevivência, coragem, até onde devemos ir por nossos sonhos, o direito das mulheres e sobre a sociedade. Na minha opinião é um livro rico em críticas (Amo!), o romance dele é bem realista (nada de “tudo vai dar certo para todos”), a diagramação é linda, as primeiras páginas contêm desenhos lindíssimos. É apaixonante e perturbador ao mesmo tempo.
 

 
Sempre existe uma história – disse Pinky antes de sumir por trás de uma chaminé e se embrenhar na multidão.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Postado por: 
 
 

 
 
 
 
 

 

9 comentários:

  1. Desde que li a sinopse pela primeira vez tive muita vontade de ler esse livro! E pelo que você falou ele realmente é muito bom!
    Nele também tem personagens de "Titanic", né? Acredite ou não, nunca olhei o filme, mas quero assistir, quem sabe ainda nas férias?!
    Beijão ;*

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa, nunca tinha ouvido falar desse livro. O último paragrafo da sua resenha me conquistou. Direitos das mulheres, adoro ler sobre e tudo que tenha um pouco de História!

    Obrigada pela visita no Asas! Já sigo seu blog faz um tempo!
    Beijos!
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e fiquei curiosa.

    Gostei quando vc falou na desumanidade descoberto nos inquéritos. Creio que seja um livro forte!

    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Renata,
    O livro apresenta alguns personagens que realmente existiram, havendo a possibilidade de serem citados em outros trabalhos (livros, filmes...). Porém não sei te dizer se é o caso do "Titanic", faz muitos anos que assisti.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Sabrina,
    Também gosto desse tipo de livros, que misturam ficção e história e a busca por direitos e liberdade sempre me chamam a atenção. O livros tem esses aspectos.:)

    Estou seguindo seu blog também. Agradeço a visita e o comentário, são muito importantes para nós!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. O livro traz alguns questionamentos que nos fazem entrar no livro e nos perguntarmos: O que eu faria?
    Não diria que é um livro muito forte, mas tem um "q" reflexivo.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? =)

    Eu adoro livros que misturam ficção e realidade! Eu comecei a ler este livro mas parei por motivos de... Não lembro! Não sei pq, sou uma doida mesmo hehe. Preciso terminar URGENTE. Ele realmente é muito bom! Quero saber como termina, e sua resenha me deixou com vontade de terminá-lo.

    ótima dica ;)

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Livy!
    Esse é um livro que merece ser lido, termine e depois me diga o que achou. Vou amar ouvir sua opinião.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Raquel parabéns pela resenha, no início do texto pensei esse livro não tem nada de inovador e evito ler sobre tragédias. Mas depois vc foi argumentando e apresentando tudo que ele tem de interessante como os questionamentos e críticas sociais e a natureza humana. Fiquei interessada. Já tinha lido uma outra resenha elogiando o livro. Gosto da capa. Quem sabe um dia. Parabéns pela leitura!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.