HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] Pode Beijar a Noiva- Patricia Cabot

Título: Pode beijar a noiva
Autora: Patricia Cabot
Editora: Essência
Páginas: 240
Ano: 2011
Classificação: 4/5


Sinopse: Apenas um homem poderia propor a ela casamento... 
Emma Van Court, dama de uma família londrina, jamais esperava ficar viúva e sem vintém na aldeia escocesa de Faires. E quando uma fortuna lhe foi prometida, se ela tornasse a se casar, a bela professora deparou-se com um mosaico de homens solteiros lutando por suas atenções, desde o pastor local até um detestável barão.
Um doce beijo selaria aquele amor... James Marbury, conde de Denham, era moderno e sofisticado... e totalmente desacostumado às estradas lamacentas e aos telhados de palha de Faires, para onde viera depois de saber do falecimento de seu primo Stuart. E sem demora ficou exasperado ao descobrir que seu amor louco e intenso pela viúva Emma continuava tão forte quanto antes.
Diante de tantos homens solteiros que a cortejavam, James encontrou uma única solução: oferecer-se como marido temporário para Emma... mesmo que secretamente ele desejasse fazer seus votos durarem para sempre.


Resenha: Pode beijar a noiva é um livro de Patrícia Cabot, mais conhecida por Meg Cabot, e publicado pela editora Essência. Até então eu não tinha lido nenhum livro da autora e para começar escolhi este que é um romance de época, meu gênero literário favorito.
Minhas expectativas estavam bem altas no início da leitura, principalmente por ter ouvido ótimos comentários sobre Cabot. Mas, antes de dizer minha opinião vou falar sobre o que se trata a narrativa.



A história se passa em Londres no século XIX e narra a história da bela jovem Emma Van Court, uma menina órfã que foi criada por uma família muito rica e amorosa. Emma é uma jovem simpática, elegante, caridosa e que encontra em Stuart o homem da sua vida não conseguindo imaginar um futuro longe dele.

Depois da proibição do casamento, Emma foge, se casa com o jovem rapaz e segue para uma distante ilha do mar da Escócia onde irão viver. Mas, o que se esperava ser o casamento perfeito de muito amor se tornou um peso e ela percebeu que sua decisão em fugir foi precipitada. Stuart era muito religioso e, por isso era rigoroso em suas ações e nas atitudes da esposa. Emma estava morando num lugar frio e distante e sua vida estava longe de ser o que ela imaginava para si. Quando ela achava que sua situação não poderia piorar, seu marido morre. Agora, ela estava sozinha num lugar frio e distante.

Após a morte do marido, Emma descobre que deixaram uma herança para ela, mas para desfrutar o dinheiro ela precisaria se casar novamente. O boato logo se espalhou pela ilha e, a partir daí ela recebe inúmeros pedidos de casamento.

O dia não começava bem para Emma Van Court Chesteron. Não que esse dia fosse pior do que qualquer outro durante os últimos doze meses. Exceto por alguns poucos que tinham sido mais amenos, todos os dias foram muito ruins.

Alguns meses se passam até que uma visita inesperada surge em sua porta: James Marbury, o Conde de Denham e primo de Stuart. É nesse momento que ela percebe que a sorte, definitivamente, não está ao seu favor. Isso porque James foi a peça fundamental que proibiu seu casamento. Ele era a última pessoa que ela queria ver no momento, mas uma proposta absurda e, ao mesmo tempo irrecusável faz com que ela repense seus conceitos sobre o jovem e rico rapaz.

(...) o recém-chegado começou a aproximar-se da cabana e Emma, olhando com atenção pela primeira vez, entendeu que esse dia seria o pior de todos. Aquele homem não era nenhum desconhecido.

Sua vida toma um novo rumo quando James descobre a “perseguição” que ela vinha sofrendo por todos os homens solteiros da ilha. A fim de ajudá-la ele faz uma proposta de casamento temporário, assim, ela poderia desfrutar a herança e, depois se divorciaria dele. E agora? Será que Emma é capaz de esquecer as mágoas do passado e aceitar a “ajuda” do conde? O fato de seu coração bater mais forte toda vez que ela está com ele também não a ajuda em nada.

Desde sua chegada na ilha, James tenta de todas as formas se redimir com a dama por tê-la feito sofrer, mas a verdade é que ele sempre esteve certo em relação ao casamento escondido. No início há muitos brigas e discussões, mas aos poucos James quebra o gelo do coração da jovem e eles vão conhecendo, juntos, um novo sentimento.

Gostei dos personagens e da forma como a autora criou um romance gostoso de ler mesmo com tantas mágoas do passado. Emma é uma mulher corajosa, forte e que no fundo guarda seu sonho de felizes para sempre. James é um rapaz bonito, rico e vaidoso que começa a mudar depois do casamento de seu primo com sua bela amiga Emma.

Apesar de adorar romances de época este não está entre meus favoritos. Eu gostei da história em si e da escrita da autora, mas tive a sensação de que faltou alguma coisa. Minhas expectativas não foram alcançadas por completo, mas isso não mudou o fato de eu ter gostado da narrativa que é muito divertida. Indico a todos que gostam de romances de época com uma pitada de humor, mas é importante ressaltar que há descrição de algumas cenas íntimas do casal e, por isso, não recomendo a leitura para menores de idade. Boa leitura!!

- Eu a amei desde que você deixou do colégio. Mas Stuart chegou primeiro.          

6 comentários:

  1. Oi Bárbara, tudo bem? Adoro esse tipo de romance!

    Ainda não li esse livro, mas várias pessoas dizem que não é lá "ótimo", o que é uma pena. Da autora gosto bastante de A Rosa do inverno.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  2. Bárbara que pena que o livro não te agradou 100% mas foi importante conhecer a escrita da Meg. Ainda não tive essa oportunidade, tenho três livros dela aqui em casa mas ainda não os li. Pretendo mudar isso ainda esse ano. Depois quero ler algum dela com o pseudônimo de Patricia Cabot. Valeu pela dica e pelas informações!!! Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Pah, tudo bem!
    Também adoro esse tipo de romance, mas este não me surpreendeu muito...
    Já ouvi ótimas críticas sobre A Rosa do Inverno então pretendo lê-lo em breve!!
    Obrigada pela visita!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Por nada Aline. Leia sim e depois me diga o que achou....
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Bárbara!
    Disse Cabot? Romance de época? rsrsrs
    Sou louca pra ler tanto esse gênero e Patricia Cabot, até hoje sou li "Quando Caio o Raio" e tenho a "Série Mediadora" e "Tamanho 40 não é Gorda" da Meg Cabot que ainda não conseguir ler.
    Bom voltando a resenha eu só tinha li ótimo comentários desse livro e acredito que por suas expectativas estarem altas você ficou com a sensação de que faltou algo. Isso acontece muito principalmente com livros que são super bem falados. Eu já passei pela situação de todo mundo amando um livro e eu achando nada demais.
    Ainda quero ler esse livro assim que eu tiver uma oportunidade . ^^

    Beijos!
    Leitura Por Lillifee

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro romances de época, mas não curti muito esse. Talvez seja porque eu estava com altas expectativas mesmo Carol, não sei... Mas, espero ler em breve outro livro da Cabot para conhecer um pouquinho mais sua escrita :)
    Obrigada pela visita!!

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.