HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[RESENHA] As Memórias Perdidas de Jane Austen- Syrie James


Título: As Memórias Perdidas de Jane Austen 

Autora: Syrie James

Editora: Record

Páginas: 319

Ano: 2013
Classificação: 5/5

SKOOB






Sinopse: Um dos maiores nomes da literatura inglesa, Jane Austen escreveu clássicos como Orgulho e preconceito. Embora seus livros tenham interessantes histórias de amor, a vida amorosa da autora nunca foi considerada notável. Esse foi o ponto de partida para Syrie James, estudiosa de Austen, criar uma versão romanceada sobre a vida da aclamada escritora. E se memórias escritas pela própria Austen fossem descobertas, revelando um grande caso de amor? Escrito em um estilo próximo ao da própria escritora britânica, As memórias perdidas de Jane Austen é um livro notável, irresistível para qualquer um que ame Jane Austen – ou grandes romances.




Resenha: Durante a manutenção da mansão de Chawton Manor House, uma das casas dos irmãos da Jane, foi encontrado um baú repleto de manuscritos antigos e um anel de rubi. Os documentos foram autentificados como de autoria da Jane Austen, apenas um foi integralmente analisado, no qual foi baseado o livro. Para melhor esclarecimento, o livro apresenta as memórias exatamente como Jane (<3) escreveu, mas também encontramos passagens escritas por Syrie que demonstram algumas situações que poderiam ter acontecido. O livro é muito bem escrito, não é tão fácil separar Syrie de Jane.
         Agora vamos a história do livro... Como o próprio título deixa transparecer, somos transportados ao século XIX na pele de ninguém mais que Jane Austen. Encontramos uma mulher muito divertida, sensata e apaixonada.


Eu tentei mesmo escrever sobre o amor – primeiro, em tom de brincadeira, como uma menina; depois, com um tom mais sério, no começo dos meus 20 anos, embora eu só tivesse conhecido o amor juvenil na época; em consequência, aqueles primeiros trabalhos tiveram apenas um mérito passageiro. Foi somente anos depois que conheci o homem que viria a inspirar a verdadeira profundidade daquela emoção e que despertaria outra vez minha voz há muito adormecida.
Jane passa por dificuldades financeiras depois de um acontecimento trágico na família. Como consequência, somos apresentados a vários lugares onde ela morou, assim como toda a sua família. As notas feitas pela Drª Mary I. Jesse nos auxiliam a identificar a autenticidade desses locais e das pessoas envolvidas. Para aqueles que já leram Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Persuasão, muitos lugares serão familiares. Podemos perceber que a Jane fez o uso de alguns lugares que passou (tanto de viagem como por residir) e de pessoas que conheceu, porém outros são colocados pela Syrie a fim criar uma ligação entre a história nossa querida autora e os seus romances.
O livro também fala da escrita dos livros. Por vezes, fiquei angustiada com a visão que ela tinha deles, fiquei com vontade de entrar no livro e dizer a ela: “Vai Jane, escreva. Revise. Sua escrita não é inferior, irão passar dois séculos e as pessoas ainda serão apaixonadas pelas suas histórias.” Os Austen, como vim a descobrir, tinham muito talento para escrever, mas Jane, devido a sua dificuldade em divulgar os livros, se considerava a menos talentosa (que ironia, né?). Então, por algum tempo, deixou de escrever, não só pelo motivo já descrito, mas também por causa de viagens.
Por que a ela resolveu voltar a escrever? Sr. Ashford. Jane encontra este homem e começa a desenvolver uma amizade com ele, a qual depois, vira uma grande paixão. Não sabemos se este é o real nome dele ou se ela trocou para manter a discrição, mas o que sabemos é que foi de total importância para que ela revisasse os seus livros e teve influência em algumas passagens do seu romance.  É conhecido o fato que ela nunca se casou, mas se ela se apaixonou algo aconteceu. O quê? Leia e talvez terás a resposta.


 
- Não sou escritor, admito. Mas, pela minha experiência, descobri que nunca há um momento ou locais ideais para nada. Sempre podemos encontrar um motivo para adiar o que queremos fazer [...]


“As Memórias de Jane Austen” foi um achado e tanto, nunca voltei tão feliz de um Sebo. Devo dizer que o livro não só tem uma bela capa, uma bela história, um mapa e uma árvore genealógica... É devo dizer que o livro é completo! É um ótimo livro, super cativante e nos dá um pouco mais sobre a vida de uma autora incrível. Só tem uma coisa, não sei se recomendaria a quem nunca leu os principais livros da Jane (Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Persuasão), já que tem trechos em que cita desfechos ou coisas importantes deles, pode ter spoilers.



- Não se preocupem. Vocês terão seu final feliz, eu prometo.






Syrie James



Sobre a Editora






Postado por:




5 comentários:

  1. Nossa amei muito a resenha *--* Nunca li nenhum livro da Jane mas quero muuuuuito ler
    http://infinitoinesperado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, fiquei com uma imensa vontade de ler o livro!
    Bjs!
    http://doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Fico feliz que tenham gostado! *-*
    E Danielle, leia, os livros da Jane são muito bons!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Raquel que máximo perceber que vc e a Bárbara gostam da Jane Austen. Também adoro, mas por enquanto só li Razão e sensibilidade e amei. Tenho Orgulho e Preconceito e Persuasão mas ainda não os li (pretendo em breve). Depois quero aos poucos comprar mais livros dela. Não conhecia esse que vc achou, leu e resenhou. Gostei da sua opinião e fiquei curiosa. Valeu pela dica. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Aline!
    Sim, nós amamos os livros da Jane. Os livros que você citou, eu já li, são ótimos! Estou comprando mais livros dela, comprei Emma e Mansfield Park.
    " As Memórias Perdidas de Jane Auten" é realmente muito legal, a Syrie James escreve muito bem.
    Fico feliz que tenha gostado da resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.