HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] Eu fui a melhor amiga de Jane Austen- Cora Harrison


Título: Eu fui a melhor amiga de Jane Austen 
Autora: Cora Harrison
Editora: Rocco
Páginas: 320
Ano: 2011
Classificação: 4/5
Sinopse: Chega ao Brasil o livro: "Eu fui a Melhor Amiga de Jane Austen" da autora Cora Harrison. A história tem o objetivo de introduzir os mais jovens ao empolgante mundo dos livros de Jane Austen. O livro traz uma combinação entre fatos históricos e ficção, apresentando a relação entre as adolescentes Jane Austen e sua prima Jenny Cooper.


Resenha:  Em, Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen, Cora nos apresenta a adolescência da nossa querida autora britânica: Jane Austen. A narrativa é feita em primeira pessoa pela prima de Jane, a senhorita Jenny Copper e quase todos os capítulos são páginas do diário dessa jovem menina de apenas 16 anos.


- Acredito que, no fundo, você está mais interessada em escrever romances do que encontrar um jovem rapaz, Jane. Jane não estava ouvindo. Retirou sua escrivaninha da gaveta, colocou-a sobre a mesa, e depois mergulhou a pena no tinteiro de chifre.

Nele, Jenny relata os momentos que passou morando com os tios e primos. Diferente de sua vida solitária com o distante irmão e a cunhada perversa, Jenny encontrou nos Austen uma família que, além de grande, era amorosa ao seu jeito.

Durante a narrativa nos deparamos com uma Jane Austen jovem e sonhadora, divertida e atrevida. Peguei-me rindo diversas vezes com seus comentários e brincadeiras. Sempre fui curiosa por saber como era sua adolescência e, posso dizer que me diverti bastante durante a leitura. Também conhecemos um pouco dos seus irmãos e do mistério que seus pais guardam.

Essa era a característica principal de Jane, pensei enquanto fugia pelas escadas. Ela gostava muito de mim; eu sabia disso. Era sua melhor amiga, da mesma maneira que ela era minha melhor amiga, mas escrever sempre veio em primeiro lugar para ela.

Apesar de conhecermos um pouco mais desta família, os Austen não são o ponto principal do livro, mas sim Jenny. Ela é uma menina órfã, que ainda sofre com a morte da mãe. É muito tímida e acredita ser um estorvo para o irmão. Ela é aquela típica garota do século 19: meiga, tímida, doce e que busca poder se apaixonar perdidamente por um cavalheiro que, certamente terá de ser bonito e gentil.

O melhor de tudo é que temos as características dos romances de época que tanto gosto: muitos bailes, vestidos, carruagens, mocinhas em busca do amor verdadeiro, as mães em busca do melhor casamento para seus filhos, e os jovens que buscam encontrar os prazeres da vida antes do casamento.

- Jane – sussurro -, ajuda-me. Estou em sérios apuros. Não sei o que fazer. Ele está aqui. – Quem? O amor da sua vida? O homem possuidor de seu coração? Ah, Jenny, Jenny, mostre-o para mim, eu imploro.

O romance que surge ao longo da história é super fofo, mas senti falta de mais cenas entre os mocinhos.  Devo dizer que achei o início um pouco lento. A história não estava me prendendo, pois achei que a autora demorou para dar um rumo à história. No entanto, o livro me agradou muito chegando um momento em que eu não conseguia para de ler até chegar ao fim.
- Que é ele? Um de seus admiradores? – Adorei sua risada. Havia alguma coisa nele que me fazia sentir que éramos muito íntimos um do outro. Meu rosto enrubesceu só de pensar.

Vale ressaltar que a autora fez algumas modificações para adaptar melhor sua história, mas a prima Jenny, assim como diversos outros personagens, realmente existiram.

- O que está escrevendo agora? - perguntei, dirigindo-me ao outro lado para olhar sobre seu ombro. Jane não é igual a mim: sua escrita nunca é particular. - Estou escrevendo um final feliz - respondeu com grande seriedade. - Decidi que todo bom romance precisa de um final feliz e este aqui provavelmente me será útil um dia.

O livro foi lançado aqui no Brasil em 2011 pela Rocco que já prometeu o lançamento da continuação: Jane Auten Stole My Boyfriend, a tradução deverá ser: Jane Austen Roubou Meu Namorado. Recomendo!!

- Vamos dançar – ele me convida quando termino. Pega minha mão, a entrelaça em seu braço e gentilmente retira um cacho de cabelo perdido em meu rosto com a outra mão. Pergunto-me se é inadequado, mas ninguém parece ter notado.

Outras Capas


Continuação


  


  





Postado por: 

9 comentários:

  1. Adorei conhecer mais esse livro sobre o universo da Jane Austen. Fiquei curiosa e interessada. Parabéns pela leitura e pela ótima resenha!!!! Amei a dica.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei ter conhecido esse livro, e já estou com muita vontade de ler!! <3
    Ótima resenha!!

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/2014/08/resenha-probabilidade-estatistica-do.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bárbara o/
    Eu simplesmente adorei esse livro, ele é fofo demais! Quando vi a capa soube que tinha que ler, embora nunca tenha lido nenhum da Jane Austen, mas acho que ela deve ser uma escritora maravilhosa.
    A sua resenha disse tudo! Foi um pouquinho chato no início, mas muito melhor depois e também senti falta de mais Jenny e Capitão, hmm, agora não lembro o nome dele, haha.
    Beijos :3

    lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Essa não é a primeira resenha não tão positiva desse livro que leio. Na verdade essa obra em si nunca chamou minha atenção, então já nem tenho vontade de ler o livro.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Bárbara, esse livro é uma espécie de biografia né?
    Não me interessei muito por ele, eu não sou tão fã da Jane, apesar de gostar dos seus romances ela não é uma autora que eu ame, gostei da sua resenha, me deu vontade de ler o livro, mas não sei se vou concluir a leitura, quem sabe no futuro...
    Beijos =D
    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Bárbara, tudo bem?

    Eu tenho esse livro e estou muito ansiosa para lê-lo. Curioso isso da mocinha, eu achei que o foco estava na Austen. Fiquei BEM curiosa com isso dos relatos dos bailes e tudo mais. Afinal, adoro esse período histórico.
    Pena que o romance é meio enrolado de início, mas que bom que no final o livro foi gostoso de ler.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  7. Heey!

    Que capa mais foooofa! Eu sou apaixonada por Jane Austen, então claro que fiquei super interessada em saber mais sobre ela, ainda mais sob o ponto de vista de alguém tão próxima a ela! Eu adoro romances de época, então todas essas características que você citou me deixaram ainda mais ansiosa pra ter um exemplar em mãos e mergulhar em suas páginas, mesmo com os pequenos problemas que você citou.

    Beijinhos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adoreeei sua resenha, parabéns!
    Confesso que já li várias obras de Jane Austen e adoro a forma como ela escreve. Então, da primeira vez que eu encontrei esse livro, decidi que não podia deixar de lê-lo. Sua resenha só fez aumentar ainda mais minha vontade de ler esse livro! hahaha
    Adorei os quotes também! :D
    Beijos, Lerissa
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei conhecer este livro! Tinha visto o título mas nunca cheguei a ler uma resenha! *--*
    Amei o seu blog! Muito bem organizado, já estou seguindo <3
    Beijos e sucesso ;*

    primaveraagridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.