HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] O Francês- Daniel de Carvalho

Título: O Francês 
Autor: Daniel de Carvalho
Editora: Pandorga
Páginas: 228
Ano: 2015.
Classificação: 5/5
Livro Cedido em Parceria com o Autor

Sinopse: Este romance conta uma incrível história de amor entre um francês e uma descendente de indígenas tupi-guarani. Esse grande amor é brutalmente interrompido para ressurgir com todas as forças depois de 272 anos.
Uma parte desse caso de amor se passa no município de Carvalhos, no Estado de Minas Gerais, no ano de 2013. A outra parte se passa no Arraial dos Franceses, na Capitania de Minas Gerais, no século XVIII. (...)
O “Mon Journal”, um estranho diário, desaparece misteriosamente no ano de 1741, no Arraial dos Franceses, para ser encontrado apenas no ano de 2013 em Carvalhos. Tal diário é o elo que esclarece a relação entre os dois casais de épocas tão distantes e tão diferentes.
Há, ainda, um estranho ser que os acompanha durante todo o desenrolar da narrativa. Um ser não visível, mas que lhes causa grandes apreensões.

Resenha: Uma história de amor verdadeiro quem nem mesmo o tempo consegue apagar. Você acredita nesse tipo de amor? Passado e presente se misturam em “O Francês” tendo como ponte um amor que conseguiu transportar barreiras e o tempo. A distância é de exatamente 273 anos, mas para o amor nada é impossível e essa é a principal mensagem que este lindo livro nos deixa.


             



É fato que eu adoro narrativas que mesclam passado e presente, que tenham um certo mistério, uma linda história de amor e um diário que pode revelar muitos segredos. Encontrei tudo isso em O Francês e muito mais. Foi incrível ver todo o trabalho que o autor teve para nos apresentar o Brasil do século XVIII e foi com uma escrita leve, inocente e cheia de ensinamentos que o autor Daniel de Carvalho conseguiu conquistar minha admiração.

O livro inicia com a chegada de Jean ao município de Carvalhos. Antes de regressar a São Paulo em busca de emprego, ele resolveu fazer uma visita ao amigo Alaor e conhecer sua cidade, mas ele não podia imaginar tudo que passaria por lá. Logo no primeiro dia ele conhece Karina, uma linda jovem que provoca, instantaneamente, uma sensação diferente nele:

“Ambos sentiram um fortíssimo e inexplicável arrepio em todo o corpo. Como essa sensação durou apenas frações de segundos, foi rapidamente esquecida (...). Alguém, ou algo, não visível para aquelas pessoas observava de perto o que acontecia.”

Logo o amor nasce, mas o medo do sentimento não ser recíproco faz com que eles se considerem apenas amigos. Porém, tudo começa a mudar quando, em uma visita a Karina, Jean e a moça encontram um misterioso diário chamado Mon Journal. Movidos pela curiosidade eles iniciam a leitura conhecendo, assim, a história de Yara e Adrian, um casal que viveu no Arraial dos Franceses, na Capitania de Minas Gerais, no século XVIII.

Adrian nasceu na França, mas veio para o Brasil com os pais aos 5 anos de idade. Yara era cabocla, filha de uma índia tupi-guarani com um português. Desde a infância eles tornaram-se inseparáveis e com o tempo a amizade se transformou em amor. Anos se passam e tudo já estava certo para o casamento, até que algo terrível acontece e muda o curso do destino.

Não demora muito para que o casal do século 21 reconheça as semelhanças, afinal Jean também era um francês que veio pequeno para o Brasil com os pais e Karina era descendente de tupi-guarani. O mistério se intensifica a cada segundo assim como o amor entre eles. Além disso, esse terceiro alguém que sempre causava calafrios no casal parecia querer dizer algo e confesso que fiquei criando várias teorias sobre o que tudo isso significava.


Como disse acima, adorei a escrita inocente de Daniel. Digo inocente, pois há muito tempo não era apresenta a um romance tão puro, tão verdadeiro, tão belo. Achei genial a ligação de fatos que o autor criou e a ligação entre os casais. Também gostei de conhecer mais um pouco o Brasil do século 18 com a busca pelo ouro e o início da miscigenação característica do país. Além disso, foi muito bacana acompanhar o resultado do choque de culturas nessa época com a mistura de linguajar e hábitos de cada um. Temos passagens em francês, todas traduzidas, além de alguns termos e gírias em tupi e em português de Portugal.

“Chamamos de caboclos aos filhos de brancos com indígenas tupi-guaranis (...). Há também os cafuzos continuou Borba ― (...) filhos de negro e índia. (...) Há os mulatos, filhos de brancos com negros”.

Quanto à diagramação ela está ótima. Não encontrei nenhum erro de revisão durante a leitura, as folhas são amareladas e a capa exemplifica toda a história com esse estilo meio envelhecido e com a presença do Mon Journal. A editora Pandorga fez um ótimo trabalho!

É com um sorriso no rosto e acreditando no forte poder do amor que termino esta resenha indicando a vocês a leitura de “O Francês”! Em tempos onde o “eu te amo” virou algo tão comum é difícil presenciar um amor verdadeiro. Aquele amor incondicional que você não consegue se imaginar longe da outra pessoa. E, principalmente por isso, foi maravilhoso conhecer o amor entre esses casais. O autor Daniel prova que ainda é possível acreditar nesse sentimento e se entregar completamente a ele. Quando deixamos que ele nos guie, coisas incríveis podem acontecer e um sentimento tão forte quanto esse não pode acabar de repente. Ele precisa sobreviver ao tempo, certo?

“― Se mecê não existisse... para que eu existiria...?”
“― Et si tu n’existais pás, dis-moi pourquoi j’existirai?”
“― E se você não existisse, diga-me por que eu existiria?”

Não posso deixar de agradecer ao autor pela confiança em meu trabalho, a  sua querida assessora Thais Turesso pelo carinho constante, e à editora Pandorga por ter cedido o livro!! Vocês são demais!!!

Dica! 

O lançamento do livro já está com data marcada!! Então anote na agenda e não perca a chance de conhecer o autor :)


Ficou interessado e deseja ler? Você pode adquirir seu exemplar nos links abaixo:
                                              
SARAIVA | LIVRARIA CULTURA | TRAVESSA | EXTRA | PONTO FRIO | CASAS BAHIA




Espero que tenham gostado da dica!! Deixe um recadinho para mim :)

Um beijo,

19 comentários:

  1. Oi, Bah!
    Sua resenha me encantou. Desde que eu vi sua parceria com o autor estou com vontade de me aventurar na história, e agora a vontade só intensificou, rsrs.
    Parabéns pela ótima resenha e pela parceria <3
    Beijos,
    Ligia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Li!!
      Obrigada querida, espero que você se encante como eu me encantei :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Bá!
    Sua resenha tá muito bonitinha! Acho que, pelas minhas resenhas e comentários, já deu para perceber que eu sou daquelas pessoas que fica toda "own" com livros de romance, ainda mais se ele é bom e tem uma história,não é só pelo físico. O Francês parece uma graça, e adorei o fato de ele mostrar como era o Brasil lá pelo século XVII! Só espero que tenha um bom embasamento histórico, haha.
    Beijos flor,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re!!
      Ele tem um bom embasamento histórico sim, acho que você irá gostar! ^^
      Beijos amiga

      Excluir
  3. Oi Bah,

    Adorei a resenha! Você mencionou com precisão todos os pontos positivos do livro e todo o contexto. Ler o romance traz maior conhecimento para nós, do Brasil do século XIX até os tempos atuais. As menções em francês são traduzidas e enriquece o texto, além de que a frase do amor não existir sem a pessoa amada traz um significado maravilhoso ao amor puro e singelo.

    Beijos!

    http://www.viajenaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!!
      Fico feliz que você tenha gostado :)
      Essa frase me marcou e mostra o que é realmente um amor verdadeiro ^^
      Beijos!

      Excluir
  4. Amiga que coisa mais linda essa sua resenha. Não imaginava que esse livro tivesse uma história tão emocionante e tão bem pesquisada. Adoro essa temática da época colonial, miscigenação, amor além do tempo etc. Além dessa volta no tempo e essa mensagem inspiradora!!!!????
    Pode ter certeza que o livro já entrou para minha lista de desejos, assim que possível pretendo adquirir. Muito obrigada pela dica, esse livro é um achado.
    Parabéns pela parceria, pela leitura e pelo ótimo texto. Beijos lindona!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga!
      Para mim esse livro foi uma bela surpresa e diferente do que eu costumo ler. A pesquisa do autor fica evidente ao longo das páginas e a pureza do amor me encantou!
      Obrigada amiga linda!
      Beijos

      Excluir
  5. Olá,
    Não conhecia a autora e nem o livro, mas parece ser uma obra bacana e faz muito meu estilo de leitura, confesso ter ficado curiosa.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês!
      Que bom que você gostou! Espero que a leitura te agrade :)
      Beijos

      Excluir
  6. Olá,
    adorei o livro! A sua resenha ficou super legal!
    Não estou totalmente destinada a ler o livro, mas ele parece ser bom e talvez um dia eu dê uma chance a ele!
    Beijos.
    sonhardevaneios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne!
      Obrigada :)
      Deixe anotada a dica então, talvez um dia você leia ;)
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi, Bárbara! Tudo bem? Adorei a resenha! Eu não sou o maior fã de romances, mas fiquei bem interessado nesse. Gostei de saber que o romance da obra é puro, inocente, verdadeiro... Adoro encontrar histórias de amor assim e a premissa do livro é tão interessante que certamente darei uma chance a "O Francês"! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tony, tudo bem!
      Fico feliz que a resenha tenha despertado seu interesse!!
      Depois me diga sua opinião viu!!
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Bah!
    Desde quando você anunciou pela primeira vez esse livro fiquei meio balançado por ele, uma dúvida e, ao mesmo tempo, um certo querer. E agora quero de verdade. Amei o que li na sua resenha e adoraria poder ler esse livro.

    Bjão.
    - Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. que resenha ótima
    fiquei super interessada no livro!!!!

    bjinhos

    http://acidadeliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Bá, tudo bem? Já conhecia o livro e já tinha vontade de ler. Depois de conhecer mais através da sua resenha, sinto que necessito dele, ehhehe. Amo demais histórias assim, que usam passado e presente e ainda mais que falam de amor <3 Tem coisa melhor????
    Um beijão
    PS: A capa é linda mesma <3
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Bah, como está?

    Sabe aquela resenha que deixa a gente querendo o livro "pra ontem"? Foi essa sensação que eu tive com esse livro <3 haha'

    Sua resenha me deixou super curiosa pela história, principalmente por ter revelado todo o cuidado que o autor teve ao escreve-la: como ele pesquisou bonitinho e deu uma linda história de amor ao leitor... parabéns pela parceria ;)

    Obs: que capa linda é essa, meu Deus?? :o

    Beijos! ;*
    Letras Eternas

    ResponderExcluir
  12. Olá Bah!
    Adoro livros que possuem como tema o amor puro e verdadeiro <3 É algo tão lindo de ver e ler ^^ Não sei se leria esse livro, mas a premissa é linda! Adorei a sua resenha!
    Beijos, Nathália
    https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.